26 de setembro de 2026

GEMED de Naviraí apresenta o Plano Municipal da 1ª Infância válido para 10 anos

O Governo de Naviraí, através da Gerência Municipal de Educação e Cultura (GEMED), apresentou em Audiência Pública na noite desta quinta-feira (15-05), o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O evento, no Plenário da Câmara de Vereadores reuniu representantes do Executivo, sendo integrantes da Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte, Obras e Infraestrutura, e Comunicação; Ministério Público Estadual; e do Poder Legislativo, as vereadores Rosângela Sofa e Giovana Silvério.

Em Naviraí a proposta do Plano Municipal da 1ª Infância foi elaborada após inúmeras reuniões entre os diversos setores públicos do município e, durante a audiência, foi explicada minuciosamente pela Coordenadora da Creche etapa da Educação Infantil, Mestra Andréia Cristina de Sena Zucca, e pela Coordenadora da Pré-Escola, Dra. Fabiana Rodrigues dos Santos.

Ao apresentar as diretrizes para a gestão da Educação das crianças de 0 a 6 anos, Andréia Zucca e Fabiana Rodrigues afirmaram que o plano construído a várias mãos contempla a perspectiva do processo de desenvolvimento das ações e o aperfeiçoamento dessa Educação, e são voltados para a melhoria da qualidade de vida das crianças do município de Naviraí.

O Plano, inicialmente, instituiu a Comissão Municipal encarregada de coordenar e elaborar este documento oficial. E de acordo com a Lei Orgânica do Município, também teve a incumbência de definir as prioridades. “Destacamos a sensibilização das famílias no sentido da atenção à primeira infância, participando das ações voltadas à proteção e promoção dos direitos da criança, para que o desenvolvimento seja integral com fortalecimento dos vínculos familiares e promoção da parentalidade”, argumentaram as palestrantes.

O PMPI é crucial para a sociedade e o poder público, servindo como um guia para as futuras ações em prol dos direitos das crianças e, sobretudo, para nortear políticas públicas de desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. O Plano garante a articulação entre diferentes setores, estabelece metas e promove a integração destas políticas para a garantia da execução dos direitos da criança.

Apontado como ferramenta fundamental para enfrentar os desafios, permitindo que a cidade e a sociedade construam um cenário propício para o desenvolvimento infantil, o PMPI de Naviraí terá validade de 10 anos (de 2025 a 2035), com metas de curto, médio e longo prazo, sobretudo, através de uma abordagem humanizada, solidária e centrada na criança, definindo a perspectiva da ação governamental municipal em relação à infância, priorizando não só números, mas, sim, o real bem-estar e o desenvolvimento de cada criança.

Após participação do público presente e esclarecimentos de dúvidas, a audiência foi encerrada com sucesso. O próximo passo será a elaboração de mensagem do Executivo que encaminhará o PMPI ao Poder Legislativo para que seja analisado e aprovado em forma de Decreto.

Populares da Semana

Últimas 30 casas do Conjunto Valério de Medeiros em Mundo Novo devem ser entregues no segundo semestre

#Semcos A construção das últimas 30 casas das 90 unidades...

Na pesquisa com três, Riedel ganha no 1º turno com 47,83%, contra 14,41% de Fábio, diz IPR

O governador Eduardo Riedel (PP) lidera com folga e...

Deputado Paulo Corrêa destina 1.920 frascos de álcool gel para Tacuru

Nesse tempo de enfrentamento mundial contra esse inimigo invisível,...

ENTREVISTAS PARA VAGAS DE EMPREGO: PARCERIA PREFEITURA DE JAPORÃ E BELLO ALIMENTOS

A parceria estabelecida entre Prefeitura Municipal de Japorã e...

Corregedoria afasta delegado e sete policiais envolvidos em desvio de drogas

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do...

Gaeco prende delegado e policiais por envolvimento com o tráfico

Investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao...

Fim das bets pode devolver até R$ 4,4 bilhões à economia de MS

A proibição das apostas on-line determinada pelo governo federal...

Brasileiro Feminino: Corinthians x São Paulo sustenta força paulista

A final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato...

Líder do PCC é preso na Bolívia e transferido para São Paulo

Apontado como um dos líderes da facção criminosa Primeiro...

Artigos Relacionados

Categorias Populares