7 de maio de 2026

Em MS número de apreensão de drogas aumenta 16% no ano de 2019

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nesta quinta-feira (14.11), um balanço das apreensões de drogas feitas em 2019, pelas forças estaduais de segurança. Os dados mostram que foram tiradas de circulação cerca de 325 toneladas de entorpecentes no período de janeiro a outubro, o que representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.

Do total, 318,1 toneladas são de maconha – o que representa a maior quantidade das drogas apreendidas. O secretário Antonio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), atribui esse aumento ao trabalho diferenciado desenvolvido por meio das forças de segurança, as estratégias da área de inteligência e as ações das polícias especializadas de repressão e combate à criminalidade, como a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), o 14º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e a Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), que são as responsáveis pelo maior número das apreensões.

“Temos notado uma mudança em relação a quem transporta os entorpecentes, que antes era feito por mulas. Hoje o perfil é outro, na maioria das vezes quem está levando essas drogas até os grandes centros são aqueles motoristas profissionais que transportam grãos e mercadorias em geral, que eventualmente são contratados para esta atividade”, pontuou o secretário.

Videira também destacou que outra medida adotada pela Sejusp em relação as drogas é o combate ao tráfico doméstico, que consequentemente fomenta os crimes de competência do Estado como os roubos, furtos e homicídios. “Desde que nós começamos a focar nas investigações dos pontos de distribuição e nas quadrilhas que atuam em Mato Grosso do Sul, essa medida tem impactado diretamente na redução dos índices criminais em praticamente todos os municípios”, disse o secretário, que ainda fez questão de reforçar que a população tem contribuído muito denunciando esses pontos de distribuição de drogas.

Mais cocaína e mais crack

Conforme a Sejusp, a quantidade de cocaína retirada de circulação ultrapassa a casa dos 160%, totalizando 3,5 toneladas em dez meses. A apreensão de crack também foi maior em 2019, na comparação com 2018. Nesse ano foram apreendidos 337,1 quilos de crack, ou seja, 351% a mais do que no ano anterior, segundo a secretaria. Quanto a pasta base as apreensões somam 1,6 tonelada, isso representa um crescimento de 344%.

 

Regiane Ribeiro, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Foto: Arquivo

Fonte: Portal do MS

 

Populares da Semana

Eleitor que não votou deve justificar ausência até esta quinta para regularizar situação

O eleitor que não compareceu às urnas nas eleições...

Animal azul e canibal chega ao Bioparque Pantanal

Após nove dias fechado para reparos e manutenção, o...

Mato Grosso do Sul registra redução na letalidade policial e se destaca no cenário nacional

Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros...

Aposta única da Mega-Sena em MT fatura R$ 43,2 milhões

Uma aposta da cidade de Sorriso, localizado no Mato...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares