8 de outubro de 2026

Para ampliar cadeia produtiva, Governo vai moldar suinocultura em regras similares ao Precoce MS

Seguindo a cadência de ações que o Estado vem impetrando para fomentar o setor produtivo da suinocultura em Mato Grosso do Sul, o Governo deve publicar um decreto que vai enquadrar a criação de porcos dentro do desenvolvimento sustentável, com regras similares o rito de outras produções sul-mato-grossenses que já comungam nesta linha, como a do programa Precoce MS.

Esta ação do Governo foi um dos atrativos que o Estado levou para mesa de negociação com potenciais investidores, no último Salão Internacional de avicultura e Suinocultura (Siavs), na última semana de agosto, em São Paulo.

O resultado desta conta: R$ 600 milhões de investimentos para a cadeira produtiva. Neste segundo semestre uma esmagadora de milho e um frigorífico devem começar a depositar seus empreendimentos em solo sul-mato-grossense.

“O desafio do campo hoje é trabalhar de forma limpa e sustentável, e é justamente nesta linha que os programas do Governo do Estado vem atuando. Nós queremos trabalhar de forma sustentável e levar isso cada vez mais para larga escala, de forma que a gente consiga atingir a expansão destes nichos de mercado”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

A pretensão também é romper as fronteiras e abastecer o mercado internacional com itens dentro do escopo da sustentabilidade e orgânicos. “Você tem um consumidor para produtos sustentáveis, um consumidor para produtos orgânico que está disposto a pagar a diferença e você também tem um consumidor para produtos de qualidade”, pontuou.

Governador Reinaldo Azambuja defendeu o agronegócio sustentável na solenidade de abertura do Siavs

Um dos mercados visados pelo Governo é o asiático que tem índices de crescimento de 4% ao ano; considerando a média dos países como Índia, Indonésia, países árabes e a gigante China.

Modelo

O Estado já tem alguns mecanismos que funcionam muito bem e já conquistaram este mercado, sendo hoje, especificamente no caso de carne bovina, considerada a de melhor qualidade deste produto. Esta aptidão está relacionada diretamente aos programas de sustentabilidade e produção de forma limpa que o Estado aplicou.

O programa Precoce MS visa gerar melhoria de produtividade e qualidade da carne com níveis de acabamento de carcaça adequado, num abate do animal mais novo que permite alcançar esse selo de produto Premium.

O regramento ampliou qualidade e abate

A regra é para todo o produtor que queira participar de qualquer programa de incentivo do Governo do ele tem que seguir o rito das boas práticas definidas pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Existe uma remuneração adicional por animal para o produtor. Esse sistema é totalmente controlado desde o lote até o abate no frigorífico. O objetivo destes programas é aumentar o número de animais inseridos neste modelo. “Hoje o produtor consegue conciliar produção e sustentabilidade, graças aos investimentos em ciência e tecnologia, gerando bons resultados e desmistificando a questão de que a produção causa danos ambientais”, defende o governador Reinaldo Azambuja.

Além da sustentabilidade, os padrões exigidos nestes planos do Governo garantem mais qualidade no produto e gera trabalho e renda para Mato Grosso do Sul, já que é quesito que a desossa seja feita aqui. “Não abrimos mão desta regra porque queremos também fomentar emprego para a população do Estado”, expilou Verruck.

Beatricce Bruno – Subsecretaria de Comunicação – Subcom
Foto: Chico Ribeiro/Divulgação

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Bandido leva até câmeras de segurança de casa furtada 3 vezes em 7 dias

"Só não levaram o fogão porque é embutido". O...

Obra da Rede Coletora de Esgoto no Berneck e no Centro é pela calçada

Duas empresas venceram licitações diferentes para a obra de...

Fanfarra Municipal de Iguatemi – FAMIG, conquista título em campeonato em Dourados

Fanfarra Municipal de Iguatemi (FAMIG), conquista título de campeã...

Municípios com o maior número de eleitores de MS representam o ‘TOP-10’ para candidatos

Municípios de Mato Grosso do Sul com maior número de eleitores...

Detran-MS abre último leilão do ano de veículos e sucatas com lances até 6 de janeiro

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) abriu o último...

Gabriel Klasmann reivindica implantação de posto de Saúde na região do Bentinho

Indicação foi apresentada durante a sessão ordinária desta terça-feira...

Riedel chega a Brasília e aparece “de mãos dadas” com Flávio Bolsonaro

Governador está com Tereza Cristina e Reinaldo Azambuja para...

Guaíra empossa cinco novos servidores aprovados em concurso público

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Tacuru anuncia o “Brincando na Praça” – Especial Dia das Crianças

Tacuru - O sorriso dos nossos pequenos é a energia...

Curso de Motoniveladora Linha Amarela teve início nesta quarta-feira (7)

#mundonovo O Governo de Mundo Novo deu início, nesta quarta-feira...

JAPORÃ: Educação Infantil avança com formação e inovação pedagógica

Os profissionais da Educação Infantil de Japorã participaram, no...

Artigos Relacionados

Categorias Populares