15 de setembro de 2026

Governo apresenta proposta de mudança no Código de Trânsito Brasileiro

Menos de uma semana depois de ter vindo à Câmara dos Deputados para prestigiar uma sessão solene, o presidente da República Jair Bolsonaro voltou à Casa na manhã desta terça-feira (4). Em mais um gesto de aproximação com o Parlamento, o objetivo oficial da visita foi a entrega de um projeto de lei que propõe mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Nós começamos a acreditar mais na população. Quanto mais lei tem o país é sinal que ele não tá indo no caminho certo. Quanto menos leis, o povo está mais consciente dos seus deveres”, destacou Bolsonaro. Segundo o presidente, a proposta foi construída a partir de ideias do próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de propostas já existentes no Congresso.

PL

O texto propõe mudanças como o fim da exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais. Também retira dos departamentos de Trânsito (Detrans) a exigência de credenciar clínicas para emitirem o atestado de saúde para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o próprio presidente da República, “qualquer médico” poderá conceder esse laudo.

No caso de motoristas até 65 anos, o projeto fala em dobrar a validade da habilitação dos atuais cinco para 10 anos. A partir dos 66 anos de idade, a validade do documento passa de dois anos e meio para cinco anos. As carteiras emitidas antes da entrada em vigor a Lei ficam automaticamente com prazo de validade prorrogado.

Pontos

Outro ponto da proposta altera, de 20 para 40, o limite máximo de pontos que um motorista pode acumular, em até 12 meses, sem perder a licença para dirigir. “O código já é antigo, tem mais de 20 anos, e necessita de atualização. Dois terços das penalidades do CTB são graves ou gravíssimas, então acaba sendo muito fácil o cidadão perder a carteira, atingir a pontuação. Isso tem se mostrado ineficaz porque os Detrans não conseguem operacionalizar os processos para suspensão do direito de dirigir”, defendeu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que acompanhou Bolsonaro na entrega da proposta aos parlamentares.

Freitas ressaltou que o objetivo do projeto de lei é tornar a vida do cidadão mais fácil. Nesse sentido, o ministro lembrou a ideia do governo de transformar a CNH e os documentos do veículo em digitais. “O cidadão vai poder andar com os documentos no celular e quem vai centralizar é o Denatran”, disse.

Motociclistas

O texto também prevê mudanças para os motociclistas e passageiros desses veículos. A ideia é que sejam punidos com multa os que forem pegos utilizando capacete de segurança sem viseira ou óculos de proteção, ou com viseira ou óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Apesar da ampliação da sanção para a categoria, a infração passa a ser enquadrada como média.

O texto entregue aos deputados hoje também abre possibilidade de o Contran liberar bicicletas elétricas sem maiores exigências. Além disso, deixa explícito que a cadeirinha para crianças nos veículos é obrigatória. Hoje essa exigência não está prevista em lei, apenas em norma do Contran, mas o Supremo Tribunal Federal declarou que o órgão não pode formular exigências dessa natureza.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Paulão recebe 900 cobertores para famílias carentes de Japorã

O prefeito de Japorã, Paulo César Franjotti-Paulão, recebeu nesta...

Município de Guaíra realizou a abertura da Semana Pedagógica 2025

Na manhã desta segunda-feira, 03 de fevereiro, o Município...

Prefeitura Municipal de Guaíra iniciou vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde informa que iniciou nesta...

Deputado Caravina destina R$ 100 mil para Mundo Novo

O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB), destinou emenda parlamentar...

Naviraí prepara Política Municipal de Alfabetização após avanço de 13 pontos no índice

Documento está sendo elaborado por comitê municipal e deverá...

Projeto de Gabriel Klasmann denomina “Praça Padre Dominggus” a Praça da Matriz

Projeto de Lei será votado hoje pelos vereadores durante...

ATENÇÃO, JOVENS DE ELDORADO!

A 89ª Junta de Serviço Militar informa aos jovens...

Após atos de vandalismo, câmeras de segurança são instaladas no Estádio Municipal

Após dois episódios de vandalismo registrados em menos de...

Governo de Mundo Novo realiza reunião administrativa para alinhamento de condutas

O Governo de Mundo Novo realizou uma reunião administrativa...

Ex-secretária e servidores são presos por desviar dinheiro da merenda escolar

Operação cumpre quatro mandados de prisão preventiva e sete...

Artigos Relacionados

Categorias Populares