14 de outubro de 2026

Primavera em MS terá calor acima da média, chuvas irregulares e influência da La Niña

O último trimestre de 2025, entre outubro e dezembro, deve ter temperaturas mas altas que o normal, com chuvas irregulares e ocorrência do fenômeno La Niña em . É o que indica o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), em previsão divulgada nesta segunda-feira (15).

A primavera começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, e se estende até o dia 21 de dezembro. A estação marca a transição do período seco (inverno) para o chuvosa (verão). Além disso, há um aumento da umidade, o que pode causar tempestades. Em MS, estes meses são os mais quentes do ano, principalmente outubro.

Chuvas irregulares

Na média histórica dos últimos 30 anos, segundo o , as chuvas variam entre 400 mm e 500 mm em Mato Grosso do Sul, no último semestre do ano. As regiões nordeste e extremo sul costumam ter mais pluviosidade, variando de 500 a 600 mm. Já na região noroeste de MS, as chuvas vão de 300 mm a 400 mm.

ou acima da média histórica. No entanto, apenas a região sudeste tem previsão de chuvas ligeiramente abaixo da média histórica para o trimestre, de outubro a dezembro de 2025.

Calor acima da média

Nos últimos 30 anos, a média de temperaturas varia entre 24°C e 26°C na maior parte de Mato Grosso do Sul. Apenas as regiões noroeste, que tem variação de 26°C a 28°C, e extremo sul, de 22°C a 24°C, são exceções a esta tendência.

No entanto, o Cemtec espera que os termômetros marquem ainda mais calor nos próximos meses. A tendência climática para o próximo trimestre é de temperatura do ar ligeiramente acima da média para o período, ou seja, meses mais quentes que o normal.

La Niña

O Cemtec também indica 71% de probabilidade para a ocorrência de condições de La Ninã no trimestre de
outubro, novembro e dezembro de 2025. No entanto, o centro destaca que não é apenas esta força climática que determina as condições gerais do clima e, de forma geral, a atuação do fenômeno é indireta no clima de Mato Grosso do Sul.

No Estado, este fenômeno pode intensificar a irregularidade climática, com alternância entre estiagens e episódios de chuvas intensas. Além disso, a La Niña pode favorecer temperaturas acima da média em várias regiões do estado, prolongando períodos secos.

Populares da Semana

É a salvação, diz setor turístico sobre R$ 5 bi do governo

Salvação e um fôlego financeiro para o setor continuar...

Traficante que integrava grupo de Minotauro e enviava cocaína para Europa é preso em avião

Foi preso nesta terça-feira (2) traficante foragido desde 2015,...

Governo de Mundo Novo entregou uniformes para equipe feminina que disputará a 1ª Copa Assomasul 2025

#MundoNovoMS Na última sexta-feira (24), a prefeita Rosária Lucca Andrade...

MS e PR assinam convênio para estudo de nova ponte na região sudeste do Estado

O governador Reinaldo Azambuja participa, nesta segunda-feira (30), da...

Meteorologistas fazem alerta para o pior cenário de estiagem da história em 2025

Seca, calor e riscos de incêndios devem se intensificar...

Prefeito Erlon pede reparo emergencial na rodovia MS 160

As fortes chuvas que caíram na região nos últimos...

Mensagens de Vorcaro citam ministro em quarto ‘com 5 meninas’ durante festa do ex-banqueiro

Mensagens extraídas do celular do ex-banqueiro preso Daniel Vorcaro...

Cantor Netinho morre aos 60 anos, vítima de linfoma não Hodgkin do tipo B

Morreu na manhã desta terça-feira (13) o cantor Netinho,...

UEMS seleciona professores bolsistas para produzir aulas a distância em 2027

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)...

Vorcaro financiou rede de prostituição com recrutamento de refugiadas, diz coluna

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro teria financiado uma rede internacional...

Artigos Relacionados

Categorias Populares