12 de fevereiro de 2026

Rota milionária de contrabando entre MS e PR é alvo de operação da PF

Policiais da delegacia em Naviraí cumprem seis mandados em cidades paranaenses 

O esquema milionário de contrabando e descaminho instalado na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná é alvo da Operação Frete Sigillatum, deflagrada nesta quinta-feira (5) pela Polícia Federal com apoio da Receita Federal do Brasil.

Com base em investigações conduzidas pela Delegacia da PF em Naviraí, seis mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal foram cumpridos na manhã de hoje em locais apontados como suspeitos de envolvimento em atividades relacionadas ao descaminho de mercadorias estrangeiras.

O crime de “descaminho”, previsto no artigo 334 do Código Penal Brasileiro, consiste em não pagar imposto devido sobre entrada, saída ou consumo de mercadorias. A pena é de reclusão de 1 a 4 anos.

Já o contrabando, previsto no mesmo artigo do CPP, é a importação ou exportação de mercadorias proibidas no mercado brasileiro, como, por exemplo, o cigarro fabricado no Paraguai e pneus comercializados no país vizinho.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações revelaram que o grupo criminoso contratava freteiros para importação de mercadorias do Paraguai e introduzidas no território brasileiro de forma irregular, sem pagamento de tributos. Posteriormente, essas mercadorias eram revendidas no Brasil, gerando lucros ilícitos para a organização e prejudicando a economia do país.

A ação desta quinta-feira faz parte de esforço conjunto para coibir crimes de natureza aduaneira, bastante frequentes na faixa de fronteira. A PF não informou em quais cidades paranaenses os mandados foram cumpridos. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

 

Populares da Semana

Riedel fala em ampliar programas para a autonomia econômica das mulheres

“Nos próximos anos vamos ampliar e fortalecer ações, parcerias...

Com Riedel e Simone Tebet, Paulo Corrêa debate endividamento rural e apoio ao agronegócio em MS

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo...

Em ato de filiação de prefeita, Delcídio anuncia pré-candidatura ao governo em 2022

Durante o ato de filiação da prefeita de Dourados,...

Parque de diversões será gratuito na Festa das Nações

Em Mundo Novo, a tradicional Festa das Nações, que...

Deputado Geraldo Resende cumpre agenda no Pantanal

O deputado federal Geraldo Resende cumpre nesta quinta-feira, 12...

Festa das Nações terá Fernando & Sorocaba, Guilherme e Santiago e Israel & Rodolfo

Grade de Shows também foram definidas O Governo de Mundo...

SETE QUEDAS: Sanesul presta esclarecimentos sobre qualidade da água

Segundo a Sanesul, todas as amostras analisadas atendem rigorosamente...

Artigos Relacionados

Categorias Populares