9 de maio de 2026

Semana começa com frio de 9ºC, mas vai terminar com calor de 37ºC

Semana começou gelada em Mato Grosso do Sul, mas vai terminar com calorão.

O primeiro dia da semana iniciou com frio, baixas temperaturas e céu nublado. Mas, o último dia vai encerrar com muito calor, sol, altíssimas temperaturas e um sol de rachar.

O sábado (23) foi quente e seco, com altas temperaturas, sol, céu limpo e baixa umidade relativa do ar. Mas, neste domingo (24), o tempo “virou”, conforme noticiou o Correio do Estado.

Segunda-feira (25) e terça-feira (26) ainda serão de clima gelado, céu parcialmente nublado e temperaturas amenas. Inclusive, o desfile cívico do aniversário de Campo Grande deve ser debaixo de chuva e frio na terça-feira (26).

Na quarta-feira (27), o clima gelado se despede, o sol reaparece e o tempo começa a esquentar. Na quinta-feira (28), o sul-mato-grossense pode guardar os casacos, pois o calor já volta com tudo. Já a sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (31) serão dias extremamente quentes e secos no Estado.

Avisos meteorológicos de Declínio de Temperatura e Tempestade para MS. Fonte: Inmet
A massa de ar quente, que estava sob o Estado, perdeu força, se afastou e deu lugar a uma frente fria que se formou no Rio Grande do Sul nos últimos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas de declínio de temperatura e tempestade para MS:

Declínio de Temperatura – alerta amarelo – perigo potencial: Declínio entre 3ºC e 5ºC. Leve risco à saúde.
Declínio de Temperatura – alerta laranja – perigo: Declínio maior que 5ºC. Risco à saúde.
Tempestade – alerta amarelo – perigo potencial: Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos
Tempestade – alerta laranja – perigo: Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Com isso, a massa de ar frio, que derrubou as temperaturas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, deve permanecer por três dias e se afastar logo em seguida.

Em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, o meteorologista Natálio Abrahão afirmou que esta pode não ser a última frente fria do ano e que ainda pode haver outras. “Não se pode dizer que é a última queda nas temperaturas do ano. Não há indicativos de que isso ocorra”, explicou Abrahão.

Confira temperaturas para os próximos dias nos principais municípios:

MUNICÍPIO

Temperatura mínima/máxima na segunda-feira (25)

Temperatura mínima/máxima na quarta-feira (27)

Temperatura mínima/máxima na quinta-feira (28)

Bonito

9ºC / 27ºC
11ºC / 32ºC
17ºC / 35ºC

Dourados

11ºC / 25ºC

11ºC / 31ºC

16ºC / 31ºC

Campo Grande

12ºC / 23ºC

13ºC /28ºC

18ºC / 34ºC

Três Lagoas

14ºC / 34ºC

19ºC / 33ºC

19ºC / 35ºC

Corumbá

8ºC /29ºC

12ºC / 34ºC

16ºC / 37ºC

Ponta Porã

9ºC / 22ºC

10ºC / 30ºC

15ºC / 32ºC

Coxim

14ºC / 31ºC

19ºC / 36ºC

21ºC / 37ºC

Fonte: Inmet

ESTRAGOS
Duas árvores (sete copas e seriguela) caíram após fortes ventos registrados em Corumbá, município localizado a 416 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMMS), ambas caíram em duas residências, danificando muro, portão e fiação elétrica. Os militares demoraram três horas para cortar e retirar a árvore do local, garantindo o acesso à residência e o tráfego de pessoas na calçada.

RECOMENDAÇÕES
De acordo com o Inmet, o ser humano deve tomar cuidados indispensáveis durante o frio. Confira:

Se agasalhe
Beba água
Evite tomar banhos muito quentes
Continue usando protetor solar
Evite ambientes pouco ventilados
Hidrate a pele
Cuide da alimentação
Não se exponha ao tempo

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/semana-comeca-com-frio-de-9oc-mas-vai-terminar-com-calor-de-37oc/453302/

Populares da Semana

Governo vai construir mais cinco pontes de concreto nas regiões do Vale do Ivinhema e Conesul

Integração regional e logística de qualidade. Com estes pilares...

Governador firma convênios com entidades para contribuir com a saúde pública de Dourados

O governador Reinaldo Azambuja assinou convênios para ajudar a...

Adesivaço dá a largada na campanha de Thalles e Dr. Bruno

Em Itaquiraí a campanha de reeleição do prefeito Thalles...

Senadores de MS adotam cautela sobre colega flagrado com dinheiro na cueca

Nenhum dos senadores de Mato Grosso do Sul informou...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Justiça destina à União carros, fazendas e aviões do traficante Cabeça Branca

A Justiça Federal determinou medidas para a destinação de...

Curso Mulheres em Campo é encerrado com sucesso em Japorã

A Praça Central de Japorã foi palco, nesta quarta-feira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares