9 de agosto de 2026

Deixados para ‘segunda leva’, retirada de secretários de MS da guerra depende de aval israelense

Em meio ao acirramento do conflito entre Israel e Irã, três servidores do Governo de  ainda seguem retidos em Tel Aviv, aguardando autorização para deixar o território israelense. A saída, que chegou a ser cogitada por meio de um voo fretado ou escolta terrestre até a Jordânia, agora depende diretamente de aval do governo israelense, que prioriza a retirada de grupos em ordem definida pelas autoridades locais.

O Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Senna, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, e o responsável pelo setor de tecnologia, Marcos Espíndola, ficaram fora da primeira leva de brasileiros autorizados a sair. A expectativa, segundo nota atualizada pelo Governo do Estado, é de que o grupo embarque na próxima oportunidade, assim que houver liberação oficial.

“Estamos bem, seguimos todos os protocolos de segurança. Nesta madrugada tivemos quatro ataques, todos interceptados pela defesa de Israel. A nossa preocupação agora é encontrar uma alternativa segura para voltar ao Brasil o quanto antes”, informou Ricardo Senna em vídeo enviado na manhã desta terça-feira (17), reforçando que, apesar das cenas impactantes veiculadas na imprensa, a comitiva permanece em segurança.

De acordo com o governo de Mato Grosso do Sul, os custos da permanência e eventual retorno estão sendo cobertos pelo país anfitrião. No entanto, a definição sobre quando e como ocorrerá o retorno depende diretamente da avaliação das autoridades israelenses sobre segurança na região, especialmente em relação à abertura do espaço aéreo e viabilidade de deslocamento terrestre.

Enquanto aguardam, os servidores seguem hospedados em um hotel em Tel Aviv, acompanhados por representantes da embaixada brasileira, que permanecem em tratativas constantes com as autoridades de Israel.

Populares da Semana

Em estágio avançado a revitalização da entrada de Iguatemi pelo Governo do MS

Em Iguatemi está em estágio avançado a obra de...

Oposição na Câmara “trava” investimento de R$ 6,6 milhões em Japorã

Na última segunda-feira (15) a Câmara de Vereadores por...

Em pé de guerra, vice-prefeito denuncia falta de medicamentos da própria gestão

A crise política e administrativa em São Gabriel do...

Professor de projeto social é preso por suspeita de abusar de criança

Professor de futebol de um projeto social, que não teve o...

Recursos federais poderão comprar câmeras e ampliar rondas em escolas de MS

Lançado após massacres em escolas de São Paulo (SP)...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares