25 de setembro de 2026

Governo confirma demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres

Ministra que comandava a pasta desde 2023 foi substituída pela assistente social Márcia Lopes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta segunda-feira (5) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que ocupava o cargo desde o início do governo, há dois anos e quatro meses. No lugar da ex-secretária sul-mato-grossense, Lula nomeou a assistente social e professora Márcia Lopes. A posse ocorreu na manhã de hoje e a mudança será formalizada em edição extra do Diário Oficial da União.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves. A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial da União”, publicou o ministério em nota.

A troca no comando do ministério já era esperada dentro do governo e mantém a pasta sob o controle do Partido dos Trabalhadores. Cida Gonçalves tinha apoio próximo da primeira-dama Janja Lula da Silva, que frequentemente participava de eventos e agendas da pasta para ampliar a visibilidade das ações. Apesar da proximidade com a primeira-dama, Cida enfrenta denúncias de assédio moral dentro da pasta — acusações que ela nega. Em fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência arquivou um processo relacionado ao caso.

O Ministério das Mulheres foi recriado por Lula em seu terceiro mandato, já que, no governo Jair Bolsonaro (2019-2022), as políticas voltadas à área estavam integradas ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

A nova titular da pasta é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, onde também atuou como professora, e tem mestrado pela PUC-SP. Ela foi secretária de Assistência Social de Londrina, vereadora pelo PT, e ocupou cargos importantes no Ministério do Desenvolvimento Social entre 2004 e 2008. Em 2010, no último ano do segundo mandato de Lula, foi nomeada ministra do MDS. Em 2012, disputou a prefeitura de Londrina, mas não foi eleita. Fonte: Campo Grande News

Cida Gonçalves ao lado do presidente Lula e da nova ministra Marcia Helena durante assinatura do termo de posse (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Populares da Semana

Prefeito Paulão empossa 40 concursados em Japorã

Na manhã esta quarta-feira o prefeito de Japorã, Paulo...

Homem envolvido em assalto em Marechal Rondon morre em confronto em Mundo Novo

Um homem morreu em confronto com a Polícia Civil...

Polícia Militar de MS comemora 190 anos com avanços em integração, inteligência e tecnologia

Com quase dois séculos de história, a  PMMS (Polícia...

Moradores de Pedro Juan Caballero fazem manifestação

A indignação de uma sociedade farta de assassinatos e...

Ministra de MS no governo Lula volta a entrar na mira para cortes

A ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, voltou...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

71 jovens alistados passam por comissão de seleção do Exército Brasileiro em Iguatemi

A Comissão do Exército Brasileiro realizou na segunda-feira 21...

Entre flores e calor extremo, MS sente a conta da crise climática

Calor de até 43°C e a consequência de décadas...

Futsal movimenta o Módulo Esportivo com três partidas pela 8ª rodada

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Adolescente ferido em ataque com 3 vítimas tem morte cerebral e doa órgãos

Conforme apurado pela reportagem, família autorizou a retirada do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares