16 de setembro de 2026

Com Nelsinho presidente, Tereza assume como vice na Comissão de Relações Exteriores no Senado

O presidente da Comissão comentou sobre vulnerabilidade que o Brasil pode enfrentar no mercado global

A senadora por  (PP), foi eleita vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado. A decisão dos parlamentares é desta quinta-feira (13).

O senador por MS,  (PSD), preside a Comissão. “Um espaço importante para o debate e a defesa dos interesses do  em um cenário global desafiador”, disse Tereza.

Entre as pautas previstas para 2025, destacou “as mudanças no comércio internacional, a democracia e os conflitos em diferentes partes do mundo”.

“Também seremos responsáveis por sabatinar os embaixadores que representarão o Brasil no exterior. A política externa é um tema que venho estudando e acompanhando de perto nos últimos anos”, afirmou a parlamentar.

Brasil vulnerável

Nesta quinta-feira (13), o presidente da Comissão comentou sobre a comercialização globalizada. “Brasil não pode mais se dar ao luxo de reagir de forma desarticulada às mudanças no comércio global”, disse Nelsinho.

Assim, afirmou que “precisamos de estratégia e antecipação”. Destacou que “Mato Grosso do Sul tem um potencial extraordinário, mas sem uma política comercial bem definida, ficamos vulneráveis”.

Ademais, comentou sobre a reunião da Comissão nesta terça. “Reunimos hoje, na CRE, ex-presidentes da comissão para um grande debate sobre os desafios do Brasil no comércio global. Saímos com propostas: criação de um conselho consultivo, uso da Abin para inteligência estratégica e uma subcomissão para a #COP30″, disse.

Por fim, destaca-se que a iniciativa desta reunião foi para alinhamento das estratégias para o Brasil em um cenário global cada vez mais instável, marcado pelo protecionismo norte-americano e disputas comerciais. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Hoje é o último dia para inscrição no Vestibular UEMS 2021

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)...

Grave acidente mata mulher, bebê e menina em Salto del Guairá

Uma tragédia abalou a cidade de Salto Del Guairá,...

Com prevenção, Governo de MS prepara ações de combate aos incêndios no Pantanal e demais biomas

Com ações de prevenção e combate aos incêndios florestais...

Produção de veículos tem queda de 8,3% em setembro

A produção de veículos caiu 8,3% em setembro na...

No atual mandato, Paulo Corrêa destinou R$ 4,8 milhões para 10 cidades do Cone Sul

O deputado estadual  Paulo Corrêa (PL), 1º secretário da...

A saúde de Naviraí na palma da mão!

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de...

Barco com 337 quilos de agrotóxicos e cigarros é apreendido em Guaíra

Uma embarcação carregada com 337,5 quilos de agrotóxicos e...

Dr. Lídio recebe governador Riedel nesta quinta-feira em Iguatemi

Nesta quinta-feira, 17 de setembro, às 10h, no Posto...

Novo ciclone extratropical pode se formar no fim de semana e deixa Paraná em alerta

Um novo ciclone extratropical pode se formar entre domingo...

Mulher executada em Mundo Novo era técnica de enfermagem em Umuarama

Mônica da Silva Cordeiro, de 41 anos, foi  morta junto com...

Artigos Relacionados

Categorias Populares