9 de agosto de 2026

MS reforça prevenção em Dia D Nacional de mobilização contra a dengue neste sábado

Neste sábado (14), haverá uma grande mobilização para o Dia D Nacional de Prevenção à Dengue, iniciativa que busca mobilizar a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensifica as ações incentivando os 79 municípios do estado a realizar os ‘10 minutos de cuidado’, uma atividade simples, mas essencial para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Desde o Dia D Estadual de prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya, realizado no dia 18 de novembro, a SES intensificou suas ações, fortalecendo o alinhamento com o movimento nacional e ressaltando a importância de manter os esforços no enfrentamento ao Aedes aegypti.

Ações preventivas

Além da mobilização nos municípios, a SES tem intensificado esforços no combate ao Aedes aegypti, especialmente durante os meses chuvosos, que favorecem a proliferação do mosquito. Entre as principais iniciativas realizadas, intensificadas desde o Dia D Estadual em 18 de novembro, destacam-se:

  • Visitas domiciliares e mutirões de limpeza: Eliminação de criadouros em áreas críticas;
  • Bloqueio químico e monitoramento estratégico: Utilização de máquinas de UBV (Ultra Baixo Volume) para pulverização em áreas de maior infestação;
  • Capacitação de agentes de saúde: Treinamentos técnicos para manejo integrado de vetores e utilização de ferramentas como o e-Visit@s Endemias;
  • Campanhas informativas: Distribuição de materiais educativos e realização de blitzes e palestras;
  • Criação de comitês municipais: Organização de equipes para coordenação e monitoramento das ações locais de controle;
  • Engajamento comunitário: Orientação direta à população por meio de visitas domiciliares e mobilizações coletivas;
  • Atualização do Plano de Contingência Estadual: Estratégias específicas para municípios de fronteira e áreas indígenas;
  • Revisão de equipamentos: Manutenção e distribuição de máquinas de UBV e outros insumos estratégicos para operações de campo;
  • Apoio técnico aos municípios: Supervisão e assessoria técnica para gestores locais;
  • Análise de dados e LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti): Identificação de áreas críticas com índices de infestação predial superiores a 1% para ações direcionadas;
  • Relatórios semanais: Monitoramento contínuo da incidência de casos para ajustes nas estratégias de intervenção;
  • Participação do Dia D na Escola Estadual Maria Eliza Bocayúva Corrêa da Costa, em Campo Grande;
  • Divulgação de informações por meio de Boletins Epidemiológicos;
  • Visita Técnica aos municípios;
  • Realização de Web para qualificação/capacitação dos profissionais da saúde;
  • Monitoramento dos resultados laboratoriais, encerramento de casos;
  • Orientações aos municípios.
  • Essas ações, alinhadas a critérios técnicos e epidemiológicos, têm fortalecido a capacidade dos municípios em enfrentar as arboviroses. A continuidade do trabalho é essencial para reduzir os índices de infestação e proteger a população.

A participação ativa da população é indispensável para conter o avanço da Dengue, Zika e Chikungunya. Com o período de férias e festas de fim de ano, o fluxo de pessoas entre estados aumenta o risco de propagação do vírus, tornando ainda mais relevante o esforço coletivo para eliminar criadouros.

Prevenir a Dengue é um compromisso de todos. Os ‘10 minutos de cuidado’ podem fazer toda a diferença para proteger a saúde da família e da comunidade.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Edemir Rodrigues

Populares da Semana

Eldorado conquista patrola 0KM

Em Eldorado o prefeito Agnaldo dos Santos-Léo e a...

Guaíra concede desconto de 41,90% no VTN e beneficia produtores rurais

O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria da...

Eldorado conquista semáforo e nova sinalização viária

A prefeita de Eldorado, Fabiana Lorenci, juntamente com a...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares