25 de setembro de 2026

ACIAG apresenta carta de propostas à candidatos de Guaíra

Documento elaborado pela entidade e entregue a Gile e Guilherme Vanin, visa estabelecer diretrizes para fortalecer a economia local e impulsionar o desenvolvimento sustentável pelos próximos anos

A Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG) promoveu, na última semana, um encontro entre sua diretoria, empresários locais e os candidatos a prefeito, Gileade Osti e Guilherme Vanin, para a apresentação oficial de uma carta de propostas destinada ao desenvolvimento econômico do município. O evento, realizado na sede da ACIAG, buscou abrir o diálogo entre o setor empresarial e os futuros gestores, abordando temas estratégicos para a cidade.

Entre as 18 iniciativas destacadas na carta, estão a modernização das principais avenidas, a criação de uma nova entrada para Guaíra, a duplicação da BR-163 e a revitalização da Ponte Ayrton Senna, vistas como fundamentais para melhorar a segurança e a mobilidade urbana. A carta também sugeriu parcerias público-privadas para a criação de um parque industrial e a instalação de uma universidade pública, além de promover a regionalização das compras públicas e gerar novas oportunidades educacionais e de emprego.

Durante o evento, Gileade (Gile) Osti, ressaltou sua experiência como gestor público e o apoio recebido da ACIAG ao longo de sua trajetória. Ele mencionou que muitos dos pontos levantados na carta já estão contemplados em seu plano de governo, como a revitalização de avenidas importantes, incluindo a Avenida Matte Larangeira e Otávio Tosta. O candidato explicou que pretende realizar essas obras em parceria com o setor produtivo e com a participação da comunidade, por meio de audiências públicas.

Outro tema central abordado foi a melhoria do acesso viário e a reforma da Ponte Ayrton Senna, uma obra inicialmente firmada através de um convênio com o Governo do Estado, mas que, devido a mudanças políticas, foi transferida para o Governo Federal. Gile destacou que continuará cobrando a execução desse projeto, reforçando a necessidade de trabalhar em conjunto com diferentes esferas de governo.

Durante o evento, Guilherme Vanin fez um discurso em que defendeu a necessidade de uma reforma na máquina pública municipal. Para Vanin, o setor público está “robusto” e “inchado”, o que, segundo ele, acaba dificultando a vida dos empreendedores locais. Ele propôs, ainda, a criação de uma legislação voltada para tornar Guaíra mais atrativa a novos investimentos, além de destacar a importância de priorizar empresas locais em contratações de valor inferior a R$ 300 mil, com o objetivo de estimular a economia.

O candidato também elogiou a recente ampliação dos royalties de Itaipu destinados ao município, mas ressaltou a necessidade de equilibrar o debate entre gestões passadas e a atual, para que injustiças não sejam cometidas.

Ao término da reunião, os candidatos assinaram a carta de compromisso. Jair Schlemmer, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaíra (ACIAG), expressou o seu sentimento de que os próximos gestores priorizem as necessidades apontadas pela entidade, com o objetivo de garantir um ambiente favorável ao crescimento econômico, à geração de empregos, renda e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida em Guaíra

Fonte: Assessoria de Imprensa

Populares da Semana

MAPA descarta novo foco de gripe aviária em Mato Grosso do Sul

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Governo Federal,...

Gabinete de Neno “servia” ao jogo do bicho e empregava milicianos, lembra juiz

Sentença registra que esquema comandado por deputado estava “infiltrado...

Governo publica Decreto que mantém a redução das alíquotas de IPVA para o ano que vem

O Governo do Estado publicou nesta sexta-feira (18) o...

Advogado que matou PM após acidente em Campo Grande paga R$ 1,5 mil e se livra de ação

O advogado Helder Cunha, que se envolveu em um acidente em...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares