2 de outubro de 2026

Summit Brazil-USA: Mato Grosso do Sul destaca política agroambiental e programa Carbono Neutro

O governador Eduardo Riedel detalhou hoje (15) para empresários, investidores e autoridades norte-americanos, os diferenciais de Mato Grosso do Sul, com o propósito de atrair investimentos, negócios e capital estrangeiro.

Mato Grosso do Sul, juntamente com outros estados do Centro-Oeste, foi convidado para apresentar suas potencialidades econômicas dentro de painel do Summit Brazil-USA, evento promovido pelo jornal Valor Econômico, que acontece em Nova Iorque nesta quarta-feira, e visa discutir os desafios e as principais oportunidades de negócios entre os dois países, justamente quando se comemora o bicentenário das relações bilaterais Brasil X Estados Unidos.

Riedel iniciou seu discurso destacando que o Estado é uma potência agroambiental aliada com o incentivo do Carbono Neutro. “É um tema que, até recentemente, era desconhecido. A diferença da agricultura tropical brasileira é enorme para a de clima temperado e isso nos faz uma potência agroambiental, levando em consideração o balanço de carbono e que, muitas vezes, é pouco precificado mundo afora”, afirmou.

O governador sul-mato-grossense ainda enfatizou que o Estado prioriza a convergência de ações em prol do desenvolvimento sustentável sem abrir mão do equilíbrio fiscal, aplicando cerca de 17% da receita líquida do Estado em investimentos públicos e “bons projetos para atrair o capital privado”.

“Nós vamos agora no segundo semestre colocar em leilão 900 quilômetros de rodovias. Temos também um olhar para o mercado asiático com a implantação da Rota Bioceânica e ligação com os portos chilenos. Temos feito o dever de casa, com a formação de um ambiente negócio saudável e infraestrutura robusta”, concluiu Riedel, que convidou os empresários visitarem o Estado.

Mais cedo, a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, discursou e afirmou que seu país está pronto para investir e cooperar com o Brasil em parcerias relacionadas à transição energética e energia verde.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS

Fotos: reprodução

Populares da Semana

Iniciada drenagem para mais sete quadras asfalto no bairro Vila Nova

#Semcos Serviço de drenagem é feito com recursos e mão...

Processo seletivo com 204 vagas para atuar no HRMS vai até a próxima terça-feira

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul está com 204...

Atletas de MS fazem história na Paralimpíada de Paris-2024 e conquistam cinco medalhas para o Brasil

Os atletas sul-mato-grossenses foram protagonistas na Paralimpíada de Paris-2024,...

Prefeito Eduardo Campos: “Paulo Corrêa é o deputado de Ponta Porã”

O deputado estadual Paulo Corrêa, candidato à reeleição, fechou...

Com alerta de temporal, eleições em MS terão plano para prevenir abstenções

Medidas incluem baterias sobressalentes, apoio militar e transporte rural...

Após 45 mil km pelo MS, deputado Beto Pereira encerra campanha com grande ato em Campo Grande

O deputado federal Beto Pereira (Republicanos-MS) reuniu apoiadores nesta...

Futsal movimenta o Ginásio Robinson Reis com três partidas pela 12ª rodada

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Azambuja e Contar abrem vantagem na disputa pelo Senado em MS, indica pesquisa

Às vésperas da eleição, ex-governador tem 35,5% dos votos...

Riedel tem 66,84% dos votos válidos e vence no 1º turno, diz pesquisa

Pesquisa IPR/Correio do Estado indica vitória de Eduardo Riedel...

Em MS, Flávio Bolsonaro tem 52,4% e Lula, 37,43%, diz pesquisa

Pesquisa IPR/Correio do Estado mostra vantagem de candidato do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares