8 de agosto de 2026

Prioridade é proteger o bioma e promover o desenvolvimento sustentável, diz Paulo Corrêa sobre Lei do Pantanal

Projeto deve ser encaminhado à ALEMS na próxima terça-feira (28)

“É um tema complexo, que envolve vários segmentos da sociedade, mas que une todos os atores em torno de objetivos comuns: preservar o bioma e promover o desenvolvimento sustentável. Essa é nossa prioridade, esse é nosso compromisso”, afirmou o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), sobre a nova Lei do Pantanal.

Corrêa participou ontem (20) de reunião com o governador Eduardo Riedel, secretários de Estado, prefeitos de municípios da região pantaneira e representantes de organizações da sociedade civil e do setor produtivo para discutir alguns pontos do anteprojeto que deve ser encaminhado à Casa de Leis na próxima terça-feira (28).

“Foi uma discussão muito produtiva, onde tivemos a oportunidade de tirar algumas dúvidas e também contribuir com sugestões para que seja um texto moderno, que garanta segurança jurídica e que promova um equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região pantaneira”, pontuou.

Conforme o governador Eduardo Riedel, “o processo de elaboração da Lei do Pantanal está avançando com muito diálogo. Nesta tarde ouvimos os prefeitos das cidades pantaneiras e produtores, em mais uma das audiências com todos os atores envolvidos, e validados pelo Ministério do Meio Ambiente. Nosso objetivo é apresentar uma legislação inovadora e equilibrada”, destacou.

Presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Júnior avaliou como positivo o encontro e reforçou que o debate dá maior segurança com relação ao desenvolvimento sustentável e social da região.

“Estudos já mostraram que o Pantanal está com 80% do seu bioma preservado. Esta reunião foi realizada para que o Governo do Estado pudesse ouvir todos os setores”, afirmou.

Diretor financeiro da Famasul, Frederico Stella defende o tripé econômico, social e ambiental na nova legislação.

“Existe gente morando no Pantanal, são nove municípios que englobam a região e milhares de pessoas dependem do sustento gerado dentro do bioma. O produtor pantaneiro tem que ser ouvido para que ele continue produzindo e respeitando a lei”, disse.

Participaram da reunião os prefeitos Odilon Ribeiro (Aquidauana), Marcelo Iunes (Corumbá), Edilson Magro (Coxim), Fábio Florença (Miranda), Buda do Lair (Rio Negro), Réus Fornari (Rio Verde), o vice-prefeito Valder Rodrigues (Sonora), além do presidente da ALEMS, Gerson Claro, dos secretários estaduais Eduardo Rocha (Casa Civil) e Jaime Verruck (Semadesc).

Com informações do Governo de MS

Populares da Semana

Governo do Estado declara Situação de Emergência em Porto Murtinho

Por conta das erosões da margem e desabamento de...

Deputado pede divulgação de cadastro de pedófilos

O deputado estadual Coronel Davi (PL) expressou revolta sobre...

Dr Lídio recebeu equipamentos para a Agricultura Familiar de Iguatemi

O Governo do Estado por meio da Agraer (Agência...

Empreendedorismo: Parceria com Governo de MS leva soluções tecnológicas para quilombolas e indígenas

Soluções inovadoras e sustentáveis para fortalecer a cidadania em...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Partidos lançam oito candidaturas ao Governo de MS

Com o encerramento do calendário de convenções partidárias, a...

Após morte de policial, quatro narcotraficantes são mortos em confronto com o Bope

Quatro narcotraficantes suspeitos de envolvimento no assassinato de um...

Governo de Mundo Novo recebe representantes da Copagril para discutir melhorias na unidade

A Prefeitura de Mundo Novo recebeu, na quinta-feira, representantes...

Investigado pelo Gecoc, empreiteiro só terminou contrato para ganhar mais R$ 75 mi em Três Lagoas

Três contratos com a Prefeitura de Três Lagoas estariam na mira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares