10 de agosto de 2026

44 ou 46 anos? Criado em 1977, Mato Grosso do Sul se tornou Estado somente dois anos depois

No dia 11 de outubro de 1977, o então presidente Ernesto Geisel sancionava Lei Complementar que criava o Estado de Mato Grosso do Sul. O que nem todo mundo sabe é que, efetivamente, a implantação do Estado aconteceu apenas em janeiro de 1979, com a instalação do Governo do novo Estado.

Foi a data de 1º de janeiro de 1979, a propósito, que simbolizou o corte definitivo do vínculo com a administração mato-grossense. Mas afinal, Mato Grosso do Sul completa 44 ou 46 anos?

Vamos por partes. Historiador e coordenador do Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul, Douglas Alves da Silva lembra que o movimento que defendia desmembrar a área sul de Mato Grosso já existia desde os primeiros anos do Brasil República.

“Logo após a proclamação já existiam essas movimentações, mas ainda eram tímidas. Com o tempo, isso foi ganhando força e ações mais efetivas”, detalha.

Com o passar dos anos, a ideia entrou no campo prático das discussões, marcada pelo surgimento da liga divisionista, incorporada por nomes famosos e que somaram esforços à proposta de criação de um novo estado. Aliado a isso, existia o desejo de te tirar de Cuiabá o posto de capital.

“Existia a vontade de transferir a capital para a região sul, até Corumbá esteve entre as opções. Depois, com a chegada dos trilhos, Campo Grande teve um importante crescimento e intercâmbio de outras frentes migratórias. Com isso, elites começaram a vir morar na cidade e trouxeram, inclusive, mudanças nos tipos de residências que existiam na pequena vila de Campo Grande”, explica.

Por força de uma ‘canetada’ do Governo Federal, chefiado por militares à época, criou-se, no papel, o Estado de Mato Grosso do Sul.

“Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar. É criado o Estado de Mato Grosso do Sul pelo desmembramento de área do Estado de Mato Grosso”, diz o documento datado de 11 de outubro de 1977, assinado pelo presidente Ernesto Geisel.

A Transição

Foi criado, mas demorou 1 ano e quatro meses para “sair efetivamente do papel”. Assim, o período de transição foi o grande responsável pela espera.

“Esse foi o período de organização, onde foram feitos concursos para definir os símbolos pátrios como hino, bandeira e brasão de armas. Na época, mais de mil inscrições foram apresentadas e as escolhas foram publicadas na primeira edição do diário oficial ”, relembra o historiador Douglas Alves.

Até que os arranjos administrativos fossem definidos, o já criado Mato Grosso do Sul continuou a depender da gestão mato-grossense. “As instituições precisavam existir efetivamente e até que isso acontecesse, existia uma dependência. Não havia uma Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por exemplo”, pontua Douglas.

Na Rua Fernando Corrêa da Costa, no prédio onde hoje fica a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, funcionou o escritório de transição dos estados, mais tarde, a primeira sede do Governo de Mato Grosso do Sul.

“Aquele prédio seria uma espécie de Prático, um braço de Cuiabá em Campo Grande. Após a transição, virou a sede temporária do Governo. Saiu de lá quando o governador Pedro Pedrossian levou a governadoria para o Parque dos Poderes”, relata.

Finalmente, em 1° de janeiro de 1979, Harry Amorim Costa, indicado governador do Estado pelos militares, assinou o decreto número 1 de Mato Grosso do Sul, estabelecendo a organização básica do Estado.

“Depois houve a criação da Assembleia Constituinte, integrada por nomes como Londres Machado, Ramez Tebet, Ary Rigo e Roberto Orro. Na sequência, o Estado foi se organizando até se tornar o que é hoje”, finaliza.

Assim, Mato Grosso do Sul terá no próximo dia 11 de outubro 46 anos de criação. Mas que saiu do papel, bem, aí a conta dá 44 – o que não é tão importante, já que é a data de criação que é levada em consideração.

Se for comemorar o aniversário na quarta, já sabe… Lembre-se que as velinhas são de 46 anos.

 

Populares da Semana

Campo Grande fica com 1,2 mil testes rápidos distribuídos nesta terça em MS

Após período de validação do Ministério da Saúde, a...

Governo do Estado apoia instalação de serviço de hemodiálise em Nova Andradina

O Governo do Estado irá auxiliar na instalação do...

Itaquiraí – Projeto Aqui Não Tem Dengue continua premiando quem faz a sua parte

O projeto Aqui Não Tem Dengue segue mobilizando a...

Polícia encontra 11 toneladas de maconha em caminhão e Duster viajando juntos

Caminhão Mercedes Benz e uma Renault Duster tentavam deixar...

Mato Grosso do Sul inicia projeto-piloto com biolarvicidas para reforçar combate à dengue

A tecnologia utiliza os próprios mosquitos para espalhar o...

Copasul investe R$ 1 bilhão em indústria de processamento de soja entre Naviraí e Juti

Maior investimento da história da cooperativa, empreendimento às margens...

Semana da Regularização do MEI em Itaquiraí

De 24 a 28 de agosto, a Sala do...

Senar leva atendimento odontológico gratuito para a área rural de Mundo Novo

#mundonovo O Governo de Mundo Novo, em parceria com o...

Audiência Pública – Plano Municipal de Educação

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal...

Thay Night 4 foi realizado com sucesso em Eldorado

No último sábado, 8 de agosto, foi realizada, na...

Artigos Relacionados

Categorias Populares