7 de maio de 2026

Com apoio do Governo do Estado, feira agropecuária tem foco no desenvolvimento e sustentabilidade de MS

Com foco no desenvolvimento e sustentabilidade de Mato Grosso do Sul a 15ª DINAPEC (Dinâmica Agropecuária) é realizada hoje e amanhã em Campo Grande. A feira tecnológica, que acontece a cada dois anos, tem o objetivo de transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros, permitindo contato direto com pesquisadores e técnicos.

O governador Eduardo Riedel participou da abertura do evento nesta quarta-feira (22), e pontuou sobre os 50 anos da Embrapa – que é comemorado em 2023 –, fomentando as ações na área rural, além transformar o mundo agropecuário, inclusive na genética, sanidade, nutrição e uso do solo.

“O Mato Grosso do Sul tem crescido acima das taxas do Brasil. Aqui temos logística, infraestrutura, investimentos e o ambiente é favorável para os negócios acontecerem. O Governo do Estado continuará a ser parceiro para a ciência e tecnologia. Este conjunto de ações ajudam a transformar o nosso estado como um dos mais competitivos do Brasil”, frisa.

Também participaram da abertura da DINAPEC – realizada na Embrapa Gado de Corte, na Capital –, o vice-governador José Carlos Barbosa e os secretários Pedro Arlei Caravina (Segov), Eduardo Rocha (Casa Civil), Jaime Verruck (Semadesc), além do ex-senador Ruben Figueiró, o presidente da Famasul Marcelo Bertoni, o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Corte Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, e outras autoridades.

“A Embrapa, promoveu através do estudo, ciência, pesquisa e tecnologia uma profunda transformação no Mato Grosso do Sul. e no Brasil. Investir em ciência, tecnologia e inovação continua a ser fundamental para o progresso do nosso Estado”, afirmou o vice-governador José Carlos Barbosa.

Dinâmica Agropecuária

Em sua 15ª edição da Dinapec, marcada para acontecer entre 22 e 24 de março, traz um formato diferenciado e programação mais interativa. O evento – que teve a última edição em 2019, por conta da pandemia – é uma iniciativa da Embrapa e Sistema Famasul, com parceria do Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Nossas áreas cultivadas de grãos, pastagens e tudo que somos referência, tem participação da ciência. A partir de pesquisas que nasceram dentro da Embrapa, o avanço chega no campo e faz diferença na vida do produtor rural e nos resultados alcançados que chegam até a população”, disse o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

Além de trazer as mais recentes soluções tecnológicas da Embrapa em parceria com diversas instituições, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e saberes que servirão para produtores e técnicos construírem inovações e melhorias no sistema produtivo. “A Embrapa tem como missão a ciência aplicada, desenvolver conhecimento e tecnologia para o homem do campo, atuando em diferentes áreas e tudo que tem à mesa da população”, afirmou Antônio do Nascimento Ferreira Rosa, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte.

“A Dinapec representa a importância da pecuária para Mato Grosso do Sul. Somos um Estado com intensificação na bovinocultura de corte e isso é o que queremos mostrar nesse evento. O caminho da pecuária é investimento, é intensificar e reduzir o tempo de abate para os animais, diminuir área de produção e difundir conhecimento para os profissionais que levarão as informações para o produtor”, ressaltou Verruck.

A Dinâmica Agropecuária também tem o apoio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), entre outras instituições públicas e privadas.

Natalia Yahn, Comunicação Governo MS
Fotos: Saul Schramm

Populares da Semana

Murtinho vai exportar mais do que o dobro de soja nesta safra

Contando com estrutura para disciplinar e agilizar o fluxo...

Praga urbana: Clima chuvoso e quente acende alerta para infestação de escorpiões

Entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 163...

Campo-grandenses são presos no RJ com droga avaliada em R$ 4 milhões

Dois homens de Campo Grande foram presos em flagrante...

Após negociar compra de carro, homem perde R$ 60 mil em golpe

Após negociação de um carro, um homem, de 40...

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

Artigos Relacionados

Categorias Populares