9 de agosto de 2026

PT de Dourados se antecipa e defende candidatura própria de Botelho para prefeitura

Com o cenário político federal e estadual definidos, começam as articulações para as eleições municipais em 2024. Com isso, possíveis acordos e alianças começam a ser desenhados em Mato Grosso do Sul.

Repercutiu possível acordo que teria sido desenhado entre o deputado estadual Zeca do PT e Geraldo Resende (PSDB), reeleito para deputado federal. Em conversa informal, Zeca teria indicado apoio do Partido dos Trabalhadores a uma possível candidatura do tucano à prefeitura de Dourados.

Diante do cenário desenhado pelos parlamentares, o diretório municipal do PT se antecipou e lançou nota defendendo candidatura própria do partido e indicando o nome de Thiago Botelho para concorrer à sucessão municipal.

Em nota, o partido explicou que o “excelente desempenho” de Botelho como candidato ao Senado, tornou o nome do professor “forte para disputar a Prefeitura de Dourados”.

Além disso, o partido afirma que tem como prioridade uma “candidatura própria para prefeito de Dourados” e conta ser nesse “contexto que se deve pensar, ou não, em alianças, coligações”.

À reportagem, o deputado estadual minimizou a conversa e disse que apoiará o candidato escolhido pelo partido, independente de quem sejam os adversários.

Do mesmo modo, Resende classificou o apoio como apenas “uma conversa entre amigos”, mas se disse disposto a disputar o Executivo no município onde nasceu. Entretanto, o deputado enfatizou que está focado no mandato em Brasília. Por fim, o tucano não descartou a possibilidade de firmar aliança com o PT para concorrer à prefeitura da segunda maior cidade do Estado.

Botelho, preferido do PT para concorrer ao pleito, disse estar à disposição do partido e afirmou o desejo de concorrer para a prefeitura do município onde atua como professor universitário. Botelho também citou não ter tratado sobre apoio com outros parlamentares ou partidos, mas disse estar aberto para conversas.

Estreante, Botelho consegue terceiro lugar em disputa pelo Senado

Na disputa pelo Senado – onde a então ministra da Agricultura,  (PP), terminou eleita – Botelho apareceu em terceiro lugar, próximo dos 200 mil votos.

O professor e advogado recebeu 13,7% dos votos, se aproximando de Henrique Mandeta (União) e ficando a frente de Juiz Odilon (PSD). Botelho recebeu um total de 178.041 votos.

O bom desempenho chamou atenção do Partido dos Trabalhos, tornando-o favorito para representar a sigla na disputa municipal.

Sonho antigo

A vontade de Resende em disputar as eleições para Prefeitura de Dourados existe há tempos.

O deputado federal chegou a ter o nome dado quase como certo nas eleições de 2020, mas desistiu da disputa para seguir no comando da SES (Secretaria Estadual de Saúde) durante o Governo Reinaldo Azambuja.

Na época, Resende atendeu um pedido do próprio Azambuja, mas admitiu pressão para ter o nome na disputa. “Estava uma pressão muito grande para que eu pudesse sair”.

O desejo de Resende precisou ser cancelado – ou adiado – por conta da pandemia de Covid-19. Durante entrevista coletiva realizada para afirmar a não candidatura, o então secretário estadual de Saúde disse que um  “não abandona seu paciente”.

Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Nota MS Premiada tem mais de R$ 750 mil disponíveis para retirada

De acordo com o Governo de Mato Grosso do...

Justiça absolve Puccinelli em denúncia de desvio no aquário, rodovia e gráfica

O Tribunal Regional Federal absolveu o ex-governador André Puccinelli...

Vereadores japorãenses cumprem agenda em Campo Grande

Os vereadores japorãenses de primeiro mandato, Aninha, Dorival, Wiliam,...

Atletas de Iguatemi se destacam no Beach Tennis em competições dentro e fora do Estado

Fonte- Assessoria de Comunicação/Igt. O município de Iguatemi esteve muito...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares