26 de setembro de 2026

PT de Dourados se antecipa e defende candidatura própria de Botelho para prefeitura

Com o cenário político federal e estadual definidos, começam as articulações para as eleições municipais em 2024. Com isso, possíveis acordos e alianças começam a ser desenhados em Mato Grosso do Sul.

Repercutiu possível acordo que teria sido desenhado entre o deputado estadual Zeca do PT e Geraldo Resende (PSDB), reeleito para deputado federal. Em conversa informal, Zeca teria indicado apoio do Partido dos Trabalhadores a uma possível candidatura do tucano à prefeitura de Dourados.

Diante do cenário desenhado pelos parlamentares, o diretório municipal do PT se antecipou e lançou nota defendendo candidatura própria do partido e indicando o nome de Thiago Botelho para concorrer à sucessão municipal.

Em nota, o partido explicou que o “excelente desempenho” de Botelho como candidato ao Senado, tornou o nome do professor “forte para disputar a Prefeitura de Dourados”.

Além disso, o partido afirma que tem como prioridade uma “candidatura própria para prefeito de Dourados” e conta ser nesse “contexto que se deve pensar, ou não, em alianças, coligações”.

À reportagem, o deputado estadual minimizou a conversa e disse que apoiará o candidato escolhido pelo partido, independente de quem sejam os adversários.

Do mesmo modo, Resende classificou o apoio como apenas “uma conversa entre amigos”, mas se disse disposto a disputar o Executivo no município onde nasceu. Entretanto, o deputado enfatizou que está focado no mandato em Brasília. Por fim, o tucano não descartou a possibilidade de firmar aliança com o PT para concorrer à prefeitura da segunda maior cidade do Estado.

Botelho, preferido do PT para concorrer ao pleito, disse estar à disposição do partido e afirmou o desejo de concorrer para a prefeitura do município onde atua como professor universitário. Botelho também citou não ter tratado sobre apoio com outros parlamentares ou partidos, mas disse estar aberto para conversas.

Estreante, Botelho consegue terceiro lugar em disputa pelo Senado

Na disputa pelo Senado – onde a então ministra da Agricultura,  (PP), terminou eleita – Botelho apareceu em terceiro lugar, próximo dos 200 mil votos.

O professor e advogado recebeu 13,7% dos votos, se aproximando de Henrique Mandeta (União) e ficando a frente de Juiz Odilon (PSD). Botelho recebeu um total de 178.041 votos.

O bom desempenho chamou atenção do Partido dos Trabalhos, tornando-o favorito para representar a sigla na disputa municipal.

Sonho antigo

A vontade de Resende em disputar as eleições para Prefeitura de Dourados existe há tempos.

O deputado federal chegou a ter o nome dado quase como certo nas eleições de 2020, mas desistiu da disputa para seguir no comando da SES (Secretaria Estadual de Saúde) durante o Governo Reinaldo Azambuja.

Na época, Resende atendeu um pedido do próprio Azambuja, mas admitiu pressão para ter o nome na disputa. “Estava uma pressão muito grande para que eu pudesse sair”.

O desejo de Resende precisou ser cancelado – ou adiado – por conta da pandemia de Covid-19. Durante entrevista coletiva realizada para afirmar a não candidatura, o então secretário estadual de Saúde disse que um  “não abandona seu paciente”.

Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Motorista de aplicativo é chamado para fazer corrida e é assaltado

Motorista de aplicativo, de 40 anos, foi vítima de...

Prefeito Paulão conquista 45 empregos para Aldeia Porto Lindo na Bello Alimentos

#amorpelosjaporaenses Na manhã dessa segunda-feira 28/11, representantes do grupo Bello...

Três Lagoas celebra 110 anos neste domingo com show gratuito de Maiara e Maraisa

A terceira cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, Três...

Sargento aposentado estava bebendo antes de matar a mãe de 72 anos em Campo Grande

Preso por assassinar a mãe a facadas, o sargento...

Ação do Exército já destruiu 15 milhões de dólares em plantação de maconha

Operação conta com drone que voa a 15 mil...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares