9 de agosto de 2026

Neta de cacique, adolescente de 13 anos morta em aldeia foi esganada por ciúmes

Após confessar o assassinato de Ariane de Oliveira, de 13 anos, moradora da Aldeia Jaguapiru, na Reserva Indígena Federal de Dourados, cidade distante 225 quilômetros de Campo Grande, o ex-namorado da vítima disse que a menina foi morta por esganadura. Seu corpo foi encontrado 8 dias depois do sumiço, em avançado estado de decomposição.

Em conversa com a reportagem do Jornal Midiamax, o delegado plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados, Dermeval Neto, explicou que estiveram no local dois investigadores e uma escrivã. Ação contou com o apoio das lideranças da aldeia Jaguapiru.

Segundo o delegado, o crime foi tipificado como feminicídio e também ocultação de cadáver, uma vez que após ter matado a ex-namorada, o rapaz escondeu o corpo em uma área de mata nas proximidades da aldeia. “Ele confessou a prática do delito e disse que matou Ariane por ciúmes, mediante esganadura”, explicou Dermeval.

Ainda durante o depoimento, o assassino confesso disse estar arrependido e que não queria ter cometido o crime. Ele permanece apreendido em uma cela da Depac e aguarda decisão da  ao pedido de  provisória feito pelo delegado.

Mobilização e solidariedade

O desaparecimento de Ariane, que é neta do cacique Getúlio de Oliveira e de Dona Alda, rezadores da Aldeia Jaguapiru e guardiões da Casa de Reza, mobilizou indígenas de toda a comunidade e também da aldeia Bororó.

A reportagem do Midiamax apurou que foram feitas equipes de buscas com apoio das principais lideranças da Reserva. “Seu Getúlio e Dona Alda são guias espirituais que têm um trabalho reconhecido na Reserva e merece todo o nosso apoio e solidariedade nesse momento de dor”, disse uma amiga da família.

Essa mesma fonte, que é professora em uma das escolas da comunidade indígena, relatou que os pais de Ariane também são pessoas que têm um trabalhado prestado na aldeia.

“Todos estão passando por um momento de grande sofrimento que atingiu a todos. Ainda havia uma esperança de que ela pudesse estar viva”, disse.

Populares da Semana

A pedido de Ney Portela, Itaquiraí conquista caminhão pipa para combater incêndios

Uma solicitação do vereador Portela, campeão de votos em...

Japorã fortalece as mulheres do PSDB

Japorã fortalece as mulheres do PSDB, constituindo o PSDB...

Último dia: desconto de 15% para pagamento à vista do IPVA termina nesta quinta-feira

Termina nesta quinta-feira (8) o prazo para o pagamento...

Hospital promove evento esportivo e feira para incentivar a prática da vida saudável

A 4ª Corrida Vida e Saúde acontecerá no dia...

Deputados de MS analisam 19 projetos de lei pautados para votação na Alems

Na pauta dos deputados estaduais de Mato Grosso do...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares