8 de maio de 2026

André e Trad empatam; Riedel tem a menor rejeição

Cenário – Pesquisa do Instituto Ranking, divulgada neste domingo (8), mostra como cenário da disputa eleitoral em 2022 começa a se desenhar em Mato Grosso do Sul. Os 4 nomes mais pontuados estão praticamente embolados. Na pesquisa espontânea, quando o eleitor é questionado sobre em que vai votar, mas não recebe a lista de opções, André Puccinelli (MDB) aparece com 16,6% das intenções de voto, Marquinhos Trad (PSD) tem 15,20%, Rose Modesto (União Brasil), com 12,30% e Eduardo Riedel (PSDB), 10%.

Rejeição – André e Marquinhos também têm as maiores rejeições. Conforme a pesquisa, 22,50% dos entrevistados não votariam no ex-governador e 15% rejeitam o ex-prefeito da Capital. Neste quesito, Riedel é quem mais tem chance de conquistar o voto dos eleitores ainda indecisos, porque somente 3,20% negam a possibilidade de votar no candidato tucano. A rejeição dele é menor que do candidato do PRTB, Renan Contar (5,50%), da candidata pelo PT, Giselle Marques (5,20%) e que de Rose Modesto (3,50%).

Presidência – Segundo a pesquisa, se as eleições fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL) receberia o maior percentual de votos em Mato Grosso do Sul, 32%. Já o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conquistaria 24,10% dos eleitores sul-mato-grossenses. O Ranking traz Simone Tebet (MDB-MS), estreante na disputa pelo Planalto, como nome mais forte que o do ex-presidenciável, Ciro Gomes (PDT) – ela com 2,80% das intenções de voto e ele com 1,80%.

Senado – Ainda de acordo com o levantamento, a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), seria eleita senadora por Mato Grosso do Sul, com 15,60% das intenções de voto na pesquisa espontânea e 28,70% na estimulada (quando a lista de candidatos é apresentada aos entrevistados).

Câmara – Para as oito vagas de deputado federal que Mato Grosso do Sul têm na Câmara, o Ranking mostra que Beto Pereira (PSDB) e Vander Loubet (PT) garantiriam a reeleição. Nos primeiros lugares, também aparecem nomes como o do ex-secretário de Saúde, Geraldo Resende (PSDB), do vereador da Capital Juari Lopes Pinto, o Professor Juari (PSDB) e do ex-deputado federal, Carlos Marun (MDB). Os percentuais de intenções de votos variam de 0,03% a 2%.

Assembleia – Nas 10 primeiras posições da pesquisa de intenções de votos para a Assembleia Legislativa, estão Paulo Corrêa (PSDB), Marçal Filho (PP), Márcio Fernandes (MDB), Lucas de Lima (PDT), Neno Razuk (PL), João Henrique Catan (PL), José Carlos Barbosa (PP), Gerson Claro (PP), Paulo Duarte (PSB) e Lídio Lopes (Patriota). Ainda de acordo com o Ranking, o Legislativo estadual teria cinco estreantes se as eleições fossem hoje. São 24 vagas no total.

Aprovação – A pesquisa também traz os índices de aprovação do presidente Jair Bolsonaro e do governador Reinaldo Azambuja. Para 35% dos eleitores sul-mato-grossense, o atual presidente faz uma administração “boa ou ótima” e 30% o considera “ruim” como gestor. Quando perguntados se aprovam ou não o governo Bolsonaro, 53% respondeu que “sim”. Já a gestão Reinaldo Azambuja tem 43% de “bom e ótimo”, com aprovação que chega a 65,10%.

A pesquisa – Segundo o instituto, foram entrevistados 3 mil eleitores com mais de 15 anos em 30 municípios de Mato Grosso do Sul, entre os dias 2 e 06 de maio de 2022. A margem de erro máxima estimada foi de 1.8 pontos percentuais, para mais ou para menos. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

MS já vacinou mais de 73% dos jovens de 12 a 17 anos contra covid-19

Com incentivo e apoio do governo do Estado, Mato...

Mais de 3,5 mil atletas participarão de etapa dos Jogos Escolares da Juventude de MS

A cerimônia de abertura da segunda etapa dos Jogos...

Polícia aguarda apresentação de motorista que atropelou e matou entregador em Dourados

Segundo informações  da Polícia Civil de Dourados, o motorista...

Após desastre natural, Defesa Civil estadual está a caminho de Corumbá para prestar apoio

Por conta do temporal que atingiu Corumbá nesta terça-feira...

Naviraí: Luzes do Projeto “A Cidade Vive o Natal” Devem ser Inauguradas no dia 12

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Fundação Cultural...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Justiça destina à União carros, fazendas e aviões do traficante Cabeça Branca

A Justiça Federal determinou medidas para a destinação de...

Curso Mulheres em Campo é encerrado com sucesso em Japorã

A Praça Central de Japorã foi palco, nesta quarta-feira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares