9 de agosto de 2026

Paulo Corrêa pede e Assembleia aprova calamidade por conta do vendaval em Itaquiraí

 Itaquiraí foi fortemente afetada pelo vendaval do último final de semana. Como forma de apoiar a administração local a tomar as providências necessárias para reparar os danos causados, a Assembleia Legislativa reconheceu, por proposição do deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Mesa Diretora, a ocorrência do estado de calamidade pública no município.

Corrêa destacou os rastros de destruição deixados pelo vendaval em áreas rurais e urbanas do município, paralelamente às dificuldades enfrentadas em virtude da pandemia de Covid-19, nos dias 14 e 15 de outubro, situação reforçada pelo prefeito Thalles Tomazelli (DEM). “Diversas casas foram destelhadas, produção perdida, barracões destruídos. Nosso município sofreu muito com essas tempestades”, afirma.

A tempestade, pontua o parlamentar, provocou a queda de várias árvores e postes na cidade, interditando vias de trânsito e causando danos à rede elétrica e, consequentemente, apagão em vários bairros da cidade, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município”, justifica.

A partir da homologação da medida, aprovada pela Casa de Leis nesta quinta-feira (21), o município poderá adotar medidas extraordinárias, e contar com maior mobilização dos órgãos estaduais, como a Coordenadoria de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e de reconstrução da cidade.

O Decreto Legislativo vigerá enquanto perdurar a situação de emergência decretada pelo município ou pelo prazo máximo de 180 dias.

Visita ao município – O presidente da Assembleia Legislativa visitará o município nesta sexta-feira (22), ao lado do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, para acompanhar de perto a situação e, também, assinar ordens de serviço para pavimentação, recapeamento, entrega de títulos de propriedade para moradores da Vila Betel e detalhes sobre a pavimentação da MS-488, no acesso ao Porto Santo Antônio, pedido reiterado por Paulo Corrêa ao governador Reinaldo Azambuja.

Populares da Semana

Com remuneração de 1,1 mil, TRT oferece estágio para 11 cursos em 18 municípios

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT...

Praça João Francisco Lopes foi palco de belíssimas apresentações no 9º Sarau de Natal

Na noite dessa sexta-feira (6), a Praça João Francisco...

Prefeito Paulão e vereador Carlinhos recebem patrola em Campo Grande

Durante solenidade em Campo Grande nesta segunda-feira(22), o prefeito...

‘Vacina sozinha não faz milagre’, diz pesquisador sobre cuidados contra a dengue em MS

A vacina contra a dengue deve chegar aos municípios...

Escola municipal de tempo integral Tancredo Neves disponibiliza aulas de natação para mais de 250 estudantes

Iguatemi Assessoria de Comunicação/Igt. As aulas de natação na Escola Municipal...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares