26 de setembro de 2026

Reinaldo Azambuja acompanha Jair Bolsonaro em inauguração de radar em Ponta Porã nesta quarta-feira

O governador Reinaldo Azambuja recebe comitiva do presidente Jair Bolsonaro em Ponta Porã, nesta quarta-feira (30), para inauguração de um radar de vigilância que integra o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A cerimônia alusiva à “modernização e ampliação da rede de radares” está prevista para iniciar às 11h35 no Sítio Radar da Força Aérea Brasileira (FAB) em Ponta Porã, que fica na Rua Guia Lopes, s/n, no bairro Santa Izabel (próximo à Escola Topo Gigio).

Esta será a terceira estação de radar da FAB a ser ativada em Mato Grosso do Sul com o objetivo de reforçar as ações de fiscalização do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. A primeira estação foi inaugurada em Corumbá, em agosto de 2020, e a segunda em Porto Murtinho, em março deste ano. Os três sistemas de vigilância receberam investimentos federais da ordem de R$ 127 milhões.

Os equipamentos visam potencializar a identificação de aeronaves voando a baixa altura na região de fronteira, trazendo benefícios operacionais, tanto para o controle civil de aeronaves, quanto para a defesa aérea, aumentando a capacidade de detecção de tráfegos não autorizados ou de emprego ilícito, colaborando com as ações de fiscalização do espaço aéreo no centro-oeste brasileiro.

Composto de radares primários – LP23SST-NG e secundários – RSM970S, cada sistema aumenta a capacidade de vigilância aérea na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA), por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área do Estado do Mato Grosso do Sul.

Bruno Chaves, Subcom
Foto: Lécio Aguilera

Populares da Semana

Motorista de aplicativo é chamado para fazer corrida e é assaltado

Motorista de aplicativo, de 40 anos, foi vítima de...

Grave acidente deixa uma pessoa morta e duas feridas entre Amambai e Tacuru

Colisão entre Corolla conduzido por vereador de Sete Quedas...

Três Lagoas celebra 110 anos neste domingo com show gratuito de Maiara e Maraisa

A terceira cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul, Três...

Modelo campo-grandense descobre que era filmada em provador e denuncia agência

Na segunda-feira (6), modelo de Campo Grande acionou a...

Ação do Exército já destruiu 15 milhões de dólares em plantação de maconha

Operação conta com drone que voa a 15 mil...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares