25 de setembro de 2026

Eleitor que não votou deve justificar ausência até esta quinta para regularizar situação

O eleitor que não compareceu às urnas nas eleições municipais de 2020 e não justificou tem até esta quinta-feira (14) para regularizar a situação. O eleitor pode justificar a ausência de forma remota, por meio do Sistema Justifica, disponível nos sites do TRE-MS e do TSE.

O eleitor deve preencher corretamente o formulário disponibilizado, fazendo uma descrição detalhada dos motivos da ausência às urnas, e anexar pelo menos um documento que comprove o motivo pelo não comparecimento à votação, como bilhetes de passagem ou atestado médico, por exemplo.

Para quem estava no exterior na data da eleição, o prazo para justificar é de até 30 dias após o retorno ao Brasil. Após esse prazo, o eleitor que não votou e nem justificou a ausência deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral por meio do pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno.

O voto é obrigatório dos 18 aos 69 anos, sendo facultativo dos 16 aos 18 anos incompletos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos.

Consequências para quem não justificar

O eleitor que não votou e nem justificou a ausência não pode se inscrever em concurso, realizar prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles. Pode haver suspensão dos vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função, ou emprego público.

O cidadão também fica impedido de participar de concorrência pública ou administrativa da União, ou dos estados.

Quem está em situação irregular com a Justiça Eleitoral não pode obter a certidão de quitação eleitoral. Não poderá ainda pedir empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Não pode obter passaporte (essa restrição não se aplica ao eleitor no exterior que requeira novo passaporte para identificação e retorno ao Brasil). Fica impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. As restrições se estendem à prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Populares da Semana

Prefeito Thalles lança campanha de Riedel na cidade e assentamentos

Em Itaquiraí com adesivaço na cidade e no Assentamento...

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

O esquadrão antibomba do Bope (Batalhão de Operações Policiais...

Dr. Bandeira anuncia R$ 400 mil em emendas parlamentares conquistadas para Amambai

O prefeito de Amambai Edinaldo Luiz de Melo Bandeira...

Grupo Onça Pintada atendeu na Bello Alimentos

O Grupo Onça Pintada, instituição que percorre o Estado...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

71 jovens alistados passam por comissão de seleção do Exército Brasileiro em Iguatemi

A Comissão do Exército Brasileiro realizou na segunda-feira 21...

Entre flores e calor extremo, MS sente a conta da crise climática

Calor de até 43°C e a consequência de décadas...

Futsal movimenta o Módulo Esportivo com três partidas pela 8ª rodada

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Adolescente ferido em ataque com 3 vítimas tem morte cerebral e doa órgãos

Conforme apurado pela reportagem, família autorizou a retirada do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares