8 de maio de 2026

Clima seco traz perigo à saúde e deve aumentar notificações de Covid-19

Campo Grande (MS) – O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar, na casa dos 20%, trazem uma série de perigos à saúde humana e provocam o aparecimento de sintomas de diversas doenças, especialmente as respiratórias, como rinite, asma e bronquite.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para o corpo humano varia entre 50% e 70%. Seja em dias frios ou quentes, quando o índice está abaixo dos 30% é comum que as pessoas sintam desconforto físico.

Em época de pandemia de Covid-19, essa condição climática deve ainda aumentar as notificações da doença causada pelo novo coronavírus, explica a gerente técnica de Influenza e Vírus Respiratórios da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lívia de Mello Almeida Maziero.

“Nessa época do ano, meses de junho e julho, o clima é favorável para a circulação de vírus respiratórios. As pessoas ficam mais suscetíveis às infecções e todo sintoma respiratório acaba gerando suspeitas de Covid-19. Por isso o aumento das notificações”, informa a gerente.

Como a Covid-19 é uma doença nova, com características ainda em estudo pela ciência, o principal desafio dos profissionais de saúde, em época de tempo seco, é identificar os sintomas ocasionados pela infecção. Por isso, só o exame pode chegar a um diagnóstico.

Coriza, dor de garganta e tosse são sintomas comuns em várias doenças. Logo, a prevenção é o melhor remédio para evitar qualquer tipo de enfermidade. “Use máscara, evite locais com aglomeração e fechados. Sempre deixe uma janela aberta no ambiente para circular o ar”, diz Lívia.

Confira abaixo outras dicas de prevenção para amenizar as consequências do tempo seco:

  • Beba bastante líquido;
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas;
  • Não se exponha ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Evite exposição intensa ao ar-condicionado.

 

Bruno Chaves, Subcom
Foto: Saul Schramm

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Bradesco lidera ranking de reclamações contra bancos em MS

O Procon/MS divulgou hoje ranking de atendimentos referentes aos...

53 cidades de MS não registraram óbitos por Covid em 2023; confira quais

Apesar da Covid-19 estar controlada em Mato Grosso do Sul, especialmente...

Queda de trave mata menino de 11 anos em campo sintético na fronteira

Queda de trave matou um menino de 11 anos...

Prefeitura de Itaquiraí inaugura neste sábado a decoração natalina

Neste sábado, o Complexo Esportivo, localizado ao lado do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares