12 de agosto de 2026

PF cumpre mandados em investigação de pagamento de propina a policiais em MS

O pagamento de propina a núcleo de policiais civis de Mato Grosso do Sul desencadeou a 4ª fase da Operação Nepsis da Polícia Federal, com apoio da Corregedoria da Polícia Civil de MS. Hoje, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em cinco municípios para buscar dados de pagamentos indevidos para facilitar o contrabando de quadrilheiros da Máfia do Cigarro.

Equipe formada por 60 policiais está cumprindo mandados em Amambai, Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí e Ponta Porã, expedidos pela 2ª Vara Federal de Ponta Porã. Esta 4ª fase foi denominada “Arithmoi”, o que significa “Números” em grego e remete à contabilização de vantagens indevidas encontradas nas listas de pagamento.

A coleta de dados tem objetivo angariar elementos de prova referentes ao pagamento de vantagens indevidas a um núcleo de policiais civis de MS descoberto a partir da identificação de listas de contabilidade contendo registros de pagamento a esses servidores na região do conesul.

As listas foram encontradas em documentos e celulares apreendidos em posse de membros dos quadrilheiros da Máfia do Cigarro, alvo da 1ª fase da Operação Nepsis, deflagrada em 22 de setembro de 2018.

Sete servidores da Polícia Civil foram identificados como possíveis líderes regionais do esquema de distribuição de valores realizados pela Máfia dos Cigarros para a facilitação do contrabando, sendo que cinco deles tiveram a suspensão da função pública decretada cautelarmente pelo juízo. Os outros dois já são aposentados.

O grupo criminoso investigado na Operação Nepsis formo um consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai, sustentada por dois pilares: sistema logístico de características empresariais e, ainda, a corrupção de policiais para facilitar o esquema criminoso.

Os detalhes dessa fase da operação serão repassados esta manhã, em entrevista na PF em Campo Grande.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Amigos se despedem de campo-grandense encontrado morto em Curitiba

Em choque, amigos aproveitaram o espaço nas redes sociais...

Tire o casaco do guarda-roupa: temperatura em MS pode chegar a 13°C nos próximos dias

A semana, que começou com chuva em Mato Grosso do Sul,...

MS deve receber 46,5 mil doses de vacina contra chikungunya para Dourados e Itaporã

Mato Grosso do Sul deve receber 46,5 mil doses...

Deputados dizem que só as reformas não resolvem crise na economia

Os deputados entendem que as reformas administrativa e tributária...

Sem-terra invadem fazenda de Tereza Cristina e de seus familiares em Terenos

A Fazenda Santa Eliza, que pertence à família Corrêa...

Palestra sobre inclusão reúne 651 profissionais da Educação em Mundo Novo e Eldorado

Iniciativa da Clínica KidSaber mobilizou educadores de seis municípios...

Cresol inaugura Sala de Negócios em Iguatemi nesta sexta-feira

Iguatemi passa a contar com mais uma instituição financeira...

CREAS Informa! Violência vicária

Durante o Agosto Lilás, o CREAS reforça a importância...

Prefeito Dr. Lídio visita obra de novo estacionamento na Igreja Matriz

Fonte-Assessoria de Comunicação/Igt. O prefeito Dr. Lídio Ledesma visitou a...

Guaíra prestigia solenidade em comemoração aos 172 anos da Polícia Militar do Paraná

Uma solenidade marcada pelo reconhecimento, pela integração das forças...

Artigos Relacionados

Categorias Populares