10 de maio de 2026

‘Surtos’ em 2 cidades elevam para 346 os casos de coronavírus em MS

Dados totalizados às 10h deste sábado (9) apontam que Mato Grosso do Sul chegou aos 346 casos de coronavírus (Covid-19), um avanço de 6,1% sobre os números de ontem. O aumento de 20 casos, desta vez, teve peso direto dos focos que surgiram em dois municípios do interior: Guia Lopes, que registrou nesta semana o primeiro paciente e já chega a 21 casos; e Brasilândia, onde uma festa familiar fez a doença chegar à região.

A secretária de Estado adjunta de Saúde, Christinne Maymone, apresentou os dados em live nesta manhã. Ao todo, houve 3.631 notificações, com 3.193 descartadas por testagem e 21 descartados por não apresentarem sintomas do novo coronavírus. Além dos 346 casos confirmados (com 11 óbitos), 71 pacientes seguem sob investigação para confirmação da doença.

Dos pacientes, 200 já se recuperaram da Covid-19, havendo um total de 24 leitos hospitalares ocupados no Estado –dois deles por pacientes de outros Estados, não sendo contabilizados nas estatísticas de Mato Grosso do Sul, e um do exterior. Estão ocupados 18 leitos clínicos (11 públicos e 7 privados) e 6 de UTI (4 públicos 2 na rede particular).

Dos 20 novos casos, 8 foram confirmados em Guia Lopes, 1 em Jardim e 1 em Bonito, municípios próximos. Em Brasilândia, foram registrados mais 4 pacientes. Três Lagoas apontou 2 novos casos. Campo Grande, Bela Vista e Ribas do Rio Pardo tiveram um paciente cada, assim como São Gabriel do Oeste, que entrou nas estatísticas oficiais do Estado.

O paciente de São Gabriel também é o único internado –todos os demais seguem isolamento domiciliar, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Para estes, Christinne recomendou que a permanência em casa também exige cuidados, como o não compartilhamento de nenhum tipo de utensílio, como talheres.

A secretária-adjunta reforçou que a SES dará atenção especial aos municípios com aumento considerável de casos, com ênfase neste momento em Brasilândia e Guia Lopes. “Estamos rastreando e aumento a coleta [de amostras] para que possamos conter o surto com medidas de vigilância e de isolamento social. Para vocês moradores de Brasilândia e de Guia Lopes da Laguna, fazemos um alerta: mantenham-se em casa, usem máscara e continuem com a lavagem das mãos e desinfecção de ambientes. Isso é de extrema importância”, disse.

Reforço

Titular da SES, Geraldo Resende destacou a preocupação com os pequenos municípios, lembrando que em Guia Lopes, Jardim e Bonito, o epicentro da contaminação se deu a partir de um frigorífico onde trabalham 400 pessoas, já havendo trabalho conjunto com a Saúde dos municípios para coibir a circulação do coronavírus na região.

O secretário ainda prometeu o encaminhamento de recursos, especialmente para Jardim –centro regional para a Saúde– de veículos para o transporte de passageiros para Campo Grande, que é a referência na média e alta complexidade, uma vez que não existem UTIs na região. Também foi prometido o envio de respiradores para as cidades –conforme divulgou ontem o Jornal Midiamax, Guia Lopes não tem nenhum equipamento do tipo–, bem como EPIs (equipamentos de proteção individual).

Geraldo reforçou que fará treinamentos com servidores da Saúde em pequenos municípios, como Brasilândia, “para [que o vírus] não se alastre mais na cidade”. Ele disse que, nas cidades onde houve picos recentes de coronavírus, não há pacientes graves. “Estamos tendo controle nessas cidades”.

Populares da Semana

Em ato de filiação de prefeita, Delcídio anuncia pré-candidatura ao governo em 2022

Durante o ato de filiação da prefeita de Dourados,...

Bioparque Pantanal celebra primeiro ano com evento de pesquisa e tecnologia

Em comemoração ao aniversário de um ano do Bioparque...

Tacuru recebeu a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Karatê Kyokushin 2025

Tacuru sediou neste fim de semana a 3ª etapa...

Sete Quedas segue com serviço de readequação de estradas e levantamento de curvas de nível

A Prefeitura Municipal de Sete Quedas através da Secretaria...

Governo de MS discute em Brasília projetos de infraestrutura que vão impulsionar economia do Estado

Em reunião em Brasília nesta quarta-feira (18), o governador...

Deputado Lidio prestigia Festa das Nações

O deputado estadual Lidio Lopes cumpriu agendas em Mundo...

Nelsinho libera R$ 16 milhões para Saúde de vários municípios

O senador Nelsinho Trad informou a liberação de mais...

Polícia Penal utiliza drones para ampliar a vigilância na Penitenciária de Dourados

A PED (Penitenciária Estadual de Dourados), maior unidade prisional do...

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa das Nações

MUNDO NOVO: multidão e autoridades na abertura da Festa...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Artigos Relacionados

Categorias Populares