9 de agosto de 2026

Candidatos poderão assumir cargo de agente penitenciário com mais de 40 anos

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul enviou, nesta quinta-feira (2), um projeto de Lei para Assembleia Legislativa que altera os requisitos da idade para os candidatos ao cargo de agente penitenciário. Com a mudança, em casos excepcionais  candidatos com mais de 40 anos poderão assumir o cargo.

Até então a lei exigia que os candidatos tivessem idade mínima de 21 anos e máxima de 40 anos para assumir o cargo. A regra continua a mesma o que muda é a data em que a idade será considerada.

Para ser nomeado anteriormente o candidato deveria ter no máximo 40 anos no dia da posse que só ocorre após as provas, homologação dos resultados e nomeação em diário oficial.

A data de validade de um concurso público é de até dois anos contados a partir da homologação final dos candidatos. Com isto, um candidato aprovado com 40 anos poderia acabar perdendo a vaga com a demora em ser chamado.

Com o projeto de Lei do Executivo isto deixa de ocorrer porque a idade passa a ser considerada na data da inscrição. Candidato que se inscreve aos 40 anos e é aprovado pode ser nomeado no fim do certame, com 42 anos, por exemplo.

Na justificativa do projeto, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) explicou que, “não há como prever a idade do candidato durante as fases do concurso e por esse motivo deve ser considerada a faixa etária na data da inscrição”.

A lei que trata sobre o plano de cargos e carreiras dos agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul é de 2014. O projeto que altera as regras está em tramitação na Casa de Leis e deverá ser votado nas próximas sessões.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Neidy Nunes Barbosa Centurião é primeira mulher promovida a coronel da Polícia Militar de MS

Um importante capítulo foi escrito na história da Polícia...

Secretário de Agricultura de Japorã busca parcerias para fortalecer cooperativismo no município

Uma importante visita aconteceu recentemente no município de Japorã/MS,...

MS segue com o menor preço médio do etanol em todo o país

Os preços médios do etanol hidratado subiram em 15...

Anúncios on-line de venda são usados para aplicação de golpes

Cada vez mais comuns, os anúncios on-line de venda...

Secretaria de Saúde de Iguatemi promoveu Dia D, para prevenção do câncer bucal

Fonte-Kidão Ascom/IGT. Na terça-feira (29), a Prefeitura de Iguatemi por meio...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares