8 de maio de 2026

Sessão feminista quer mostrar evolução da mulher através de filmes

Com a proposta e mostrar a evolução da mulher e falar sobre sororidade e emponderamento feminino, mostra de cinema começa hoje, em Campo Grande. A exibição faz parte do projeto CineCafé e ocorrerá no MIS (Museu da Imagem e do Som), a partir das 19h. As sessões são gratuitas e começam com a exibição do filme Frida.

Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky, além de várias outras mulheres.

“A mostra feminista é uma proposta em homenagem a mulher. Nos próximos dias serão exibições de filmes relacionados a sororidade, emponderamento, autoestima considerando que o cinema é um instrumento de análise crítica e social”, diz Kezia Miranda.

Ela é advogada e está à frente da organização do evento. “Os filmes possuem questionamento de estereótipos, que colocam a mulher com papel de esposa, domestica, prostituta. Fizemos a análise da curadoria, pensando na evolução do papel da mulher na sociedade”, conta.

Amanhã será transmitida a obra “Tomates Verdes Fritos”, que conta a história de Evelyn Couch, uma dona de casa emocionalmente reprimida, que afoga suas mágoas comendo doces. O marido, quase não nota a existência. Toda semana eles visitam uma tia em um hospital, mas a parente nunca permite que a personagem entre no quarto.

Durante uma dessas visitas, Evelyn conhece Ninny, uma senhora de 83 anos debilitada, mas gentil e assim a história vai se desenrolando. O filme tem duas horas de duração e é uma comédia dramática.

Na quarta-feira é a vez do público assistir “As Horas”. A obra é uma mistura de romance e drama e mostra três períodos diferentes, no qual vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf, autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideais de suicídio.

Em 1949 vive Laura Brown, uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn, uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard, escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

Após as exibições será realizado uma discussão para que todos possam comentar sobre as transmissões. “Sempre fazemos debates com convidados e pessoas que possam enriquecer as discussões sobre os enredos dos filmes”, destaca Kezia.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Ponta Porã registra 8ºC, temperatura mais baixa do Estado nesta 4ª

A menor temperatura em Mato Grosso do Sul nesta...

Adriane Lopes confirma lançamento de pacote de obras para Campo Grande em agosto

Em agenda durante lançamento das obras de revitalização da Praça dos Imigrantes,...

Hospital de MS terá UTI Inteligente na nova Rede Nacional de Alta Precisão do SUS

O município de Dourados é o único de Mato Grosso...

Prefeito e secretário de Meio Ambiente visitam parque natural “Piray” em Iguatemi

(Por: Anailton Batista – Assessor de comunicação). O prefeito Lídio...

Amigos e familiares lamentam morte de casal em acidente na BR-262 em MS

O acidente que terminou com a morte do casal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares