10 de agosto de 2026

Assinantes de TV paga receberão alertas de desastres naturais em MS

Clientes de TV por Assinatura de Mato Grosso do Sul e outros dez estados do Norte e Centro-Oeste passarão a receber mensagens de alerta sobre possibilidades de desastres naturais a partir de segunda-feira (18). Avisos informarão sobre riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Projeto é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em conjunto com as prestadoras de TV por Assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco sobre a iminência de eventos de risco.

O conteúdo desses alertas é de responsabilidade  do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios, que dispõem de informações como estudos meteorológicos, geológicos e sismológicos. As prestadoras são responsáveis pela disponibilização da ferramenta que viabiliza o envio dos alertas.

O cliente de TV por Assinatura receberá a mensagem de alerta em formato de pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos, com opção de o assinante fechar o pop-up se desejar. Não será necessário fazer um cadastro para receber as notificações de emergência e também não será possível bloquear o recebimento das mensagens.

O recurso já está disponível aos assinantes das empresas Claro (NET), NossaTV, Oi, Sky e Vivo, nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Até o fim do ano, o sistema funcionará em todo o país.

A notificação será complementar ao encaminhamento de alertas por mensagens de texto (SMS) para as ocorrências mais graves. O projeto de nacionalização do envio de alertas de emergência via SMS foi concluído em 2017 e cadastro permite receber alertas referentes a qualquer localidade do País, bastando registrar o CEP.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Em MS, mais de 180 mil contribuintes enviaram declaração do IR

Até este sábado (12), mais de 180 mil contribuintes...

Aldeia Porto Lindo denuncia paralisação das obras do asfalto em território indígena

Lideranças indígenas negam que estejam “impedindo”  a obra e...

Prefeitura de Naviraí oferta mais de mil vagas para o Projeto Ciranda En’Arte

A Prefeitura de Naviraí, por meio da sua Fundação...

Foragido morre em confronto com o Batalhão de Choque no Noroeste

Um homem, ainda não identificado, morreu em confronto com...

Rayssa é campeã da etapa carioca da Liga Internacional de Skate Street

Duas vezes medalhista olímpica, a maranhense Rayssa Leal deu...

Homem foge após agredir e tentar enforcar esposa em área rural de Bandeirantes

Uma mulher foi agredida pelo companheiro, com quem mantém...

Com quatro gols anulados, Bahia e Vasco não saem do zero no Brasileirão

Bahia e Vasco empataram sem gols na tarde deste...

Palmeiras se afoba, é contido pelo Inter e empata em casa

O Palmeiras foi contido pelo Internacional e empatou sem...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Artigos Relacionados

Categorias Populares