O Governo de Mundo Novo, por meio do Departamento Municipal de Turismo, realizou visitas à Prainha do Cascalho, ao Porto Isabel e à comunidade ribeirinha Sulino Alves de Souza, na região do Porto Ilha Grande, para avaliar os impactos das fortes chuvas e da elevação do nível do Rio Paraná.
Durante o acompanhamento, a equipe orientou a população a evitar áreas de risco devido às fortes correntezas, à água turva e à possível presença de animais silvestres e peçonhentos deslocados pela cheia.
A Defesa Civil também foi informada sobre a previsão de abertura de comportas de usinas hidrelétricas do Rio Paraná, operação que poderá provocar uma nova elevação do nível das águas.
O diretor municipal de Turismo, Roferson Lisboa, alerta especialmente guias de pesca, turistas e condutores de embarcações sobre os riscos durante a navegação. Troncos, galhos e outros materiais arrastados pela correnteza podem causar acidentes. A recomendação é acompanhar as condições do tempo e redobrar a atenção.
Assim que o nível do rio baixar e houver condições seguras, o Governo Municipal pretende realizar um mutirão de limpeza e revitalização dos espaços turísticos atingidos.
A administração também acompanha a situação das estradas rurais para avaliar os danos e programar os serviços de manutenção necessários.
Neste momento, a orientação é evitar locais de risco e priorizar a segurança.



