10 de agosto de 2026

Mandante da morte de agente penitenciário morre ao reagir à abordagem do Choque

O homem apontado pela polícia como mandante do assassinato do agente penitenciário Carlos Augusto Queiroz de Mendonça, em 2015, morreu após trocar tiros com policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar na fim da noite de sexta-feira (19), em Campo Grande.

Local Guides e de cidades

Marcelo da Silva Gonçalves, conhecido como “Buguinho”, de 45 anos, foi localizado por equipes da PM após denúncias de roubos praticados na Capital com uma motocicleta vermelha. Segundo a corporação, ao ser encontrado na Rua Antônio Burgos, no bairro São Conrado, ele desobedeceu à ordem de parada, abandonou a motocicleta e passou a atirar contra os policiais.

Ainda conforme a Polícia Militar, os agentes reagiram à agressão em legítima defesa. Buguinho foi atingido e morreu no local. A ocorrência foi registrada como receptação, homicídio simples na forma tentada, porte ilegal de arma de fogo, desobediência, resistência e homicídio decorrente de intervenção legal de agente do Estado.

Com ele, os policiais apreenderam um revólver Taurus calibre .38 sem numeração e cinco munições intactas. Também foi recuperada uma motocicleta Yamaha Factor vermelha, placa HTH-5384, que havia sido furtada no último dia 18 de junho.

Mandante de crime que chocou Mato Grosso do Sul

O nome de Marcelo da Silva Gonçalves ganhou notoriedade em 2015, quando foi apontado pelas investigações como mandante da execução do agente penitenciário Carlos Augusto Queiroz de Mendonça, de 44 anos.

Na época, as investigações conduzidas pelo Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) apontaram que um grupo formado por detentos e pessoas ligadas ao sistema prisional planejou a morte do servidor em represália à atuação dos agentes penitenciários.

Segundo a polícia, Buguinho possuía desavenças pessoais com agentes e demonstrava insatisfação com o tratamento recebido dentro do sistema prisional. A partir disso, teria articulado a execução de um servidor como forma de retaliação.

A operação resultou na prisão de seis envolvidos, que foram apresentados pelo Garras após o esclarecimento do crime.

Histórico criminal

De acordo com a Polícia Militar, Buguinho acumulava quase duas décadas de registros policiais.

As passagens começaram em 2007, com tentativa de furto, e incluem crimes como tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, receptação, evasão de custódia, falsidade ideológica e diversos furtos qualificados.

O histórico também reúne registros por homicídio simples e homicídios qualificados por motivo torpe, emboscada e para assegurar a execução ou ocultação de outros crimes.

Segundo a PM, o último registro antes da morte ocorreu neste ano, por tentativa de furto.

A morte do agente 

O servidor público Carlos Augusto foi assassinado na madrugada de 11 de fevereiro de 2015, enquanto trabalhava na portaria do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado, na Vila Sobrinho.

Na época, imagens de segurança registraram o crime que durou cerca de 12 segundos. O executor chegou de motocicleta e efetuou cinco disparos contra a vítima, que foi atingida por quatro tiros e morreu antes de ser socorrida.

As investigações foram conduzidas pelo Garras e apontaram que Buguinho aguardava o atirador nas proximidades para assegurar a fuga após o homicídio.

Populares da Semana

UEMS promove campanha em auxílio à população vulnerável do Estado

Campo Grande (MS) – A Universidade Estadual de Mato Grosso...

ExpoItaquiraí supera expectativas e bate recorde de público em Itaquiraí

𝙊𝙧𝙜𝙖𝙣𝙞𝙯𝙖𝙘̧𝙖̃𝙤 𝙚𝙨𝙩𝙞𝙢𝙖 𝙪𝙢 𝙥𝙪́𝙗𝙡𝙞𝙘𝙤 𝙙𝙚 18 𝙢𝙞𝙡 𝙥𝙚𝙨𝙨𝙤𝙖𝙨 𝙨𝙤𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚...

Guaíra apoia empreendimentos locais com fomentos do Fomento Paraná

O Município de Guaíra, por intermédio da Diretoria de...

Departamento de Trânsito de Mundo Novo convida população para participar de palestra

Departamento de Trânsito de Mundo Novo convida população para...

Nelsinho defende a não reciprocidade e pede comissão para negociar com os EUA

O senador marcou para hoje audiência com ex-presidentes da...

Rayssa é campeã da etapa carioca da Liga Internacional de Skate Street

Duas vezes medalhista olímpica, a maranhense Rayssa Leal deu...

Homem foge após agredir e tentar enforcar esposa em área rural de Bandeirantes

Uma mulher foi agredida pelo companheiro, com quem mantém...

Com quatro gols anulados, Bahia e Vasco não saem do zero no Brasileirão

Bahia e Vasco empataram sem gols na tarde deste...

Palmeiras se afoba, é contido pelo Inter e empata em casa

O Palmeiras foi contido pelo Internacional e empatou sem...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Artigos Relacionados

Categorias Populares