9 de agosto de 2026

Ciclone extratropical coloca 19 cidades de Mato Grosso do Sul em perigo para tempestades

Um ciclone extratropical atua sobre Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (6) e deve impactar o tempo no Estado até sexta-feira (10). Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), 19 cidades de MS têm ‘perigo potencial’ para tempestades neste início de semana.

O aviso amarelo do Inmet prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Pode haver ventos intensos, de 60 quilômetros por hora, e queda de granizo. Assim, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há previsão de tempestades nas regiões do Bolsão, norte, Pantanal e de Campo Grande. As temperaturas ficam entre 22°C e 37°C em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (6).

Lista da tempestade:

Confira a lista de cidades em ‘perigo potencial’ para tempestades, segundo o Inmet:

  • Água Clara
  • Alcinópolis
  • Aparecida do Taboado
  • Camapuã
  • Cassilândia
  • Chapadão do Sul
  • Corumbá
  • Costa Rica
  • Coxim
  • Figueirão
  • Inocência
  • Paraíso das Águas
  • Paranaíba
  • Pedro Gomes
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • São Gabriel do Oeste
  • Selvíria
  • Sonora
  • Três Lagoas

Ciclone Extratropical

De acordo com o Climatempo, ciclones extratropicais e frentes frias se desenvolvem em regiões com grande contraste de temperatura, ou seja, onde há encontro entre uma massa de ar quente e outra de ar frio.

Esse cenário já pôde ser observado desde domingo (5) na região central da América do Sul. Enquanto o norte da Argentina e o Paraguai enfrentam temperaturas elevadas, uma intensa massa de ar frio, de origem polar, avança pelo leste da Argentina em direção ao oceano. É justamente no encontro dessas massas de ar que o ciclone extratropical se forma, dando origem, posteriormente, à frente fria.

Rajadas de vento no domingo

Fortes chuvas com rajadas de vento atingiram Mato Grosso do Sul neste domingo (5). Árvores de grande porte caíram e interditaram vias no bairro Residencial Estrela do Sul e no bairro Coronel Antonino. Além disso, galhos de uma árvore atingiram duas residências na Avenida Tiradentes, bairro Amambaí, durante a madrugada.

O temporal que atingiu Campo Grande no domingo (5) causou prejuízos a moradores do Residencial Oscar Salazar, onde vivem famílias reassentadas da antiga Favela do Mandela, destruída por um incêndio em 2023. Duas casas tiveram os telhados arrancados pela força do vento e ficaram destruídas no domingo de Páscoa.

Interior

Segundo dados do meteorologista Natálio Abrão, o maior acumulado de chuva neste domingo (5) foi registrado em São Gabriel do Oeste, com 50,6 milímetros. Em seguida, vem Campo Grande, com 28,3 mm, na região do Carandá Bosque; e Corguinho, com 25,4 mm. Camapuã também teve volume significativo, com 25,8 mm.

Os ventos chamaram atenção em Paraíso das Águas, onde foram registradas rajadas de até 73,2 km/h na área urbana, além de 65,5 km/h na região da ponte sobre o Rio Sucuriú, o que motivou alerta para condições severas. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Com 1,5 milhão de mosquito com Wolbachia soltos, MS entra em nova fase no combate à Dengue

Sete bairros de Campo Grande receberam 1,5 milhão de...

Valdomiro renuncia ao mandato dia 30 de março. Rosária assumirá prefeitura

O prefeito Valdomiro Sobrinho anunciou aos vereadores do PSDB...

Membros da Cresol apresentam Sala de Negócios ao prefeito de Iguatemi

O prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma, recebeu em...

MS Mais Simples: Governo capacita municípios para ampliar facilidade na abertura de empresas

Gestores dos municípios sul-mato-grossenses e profissionais de contabilidade do...

Gripe aviária na América do Sul: Brasil reforça barreiras sanitárias

A gripe aviária acomete tanto aves domésticas quanto silvestres....

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares