26 de setembro de 2026

Programa Hiperdia garante atendimentos a hipertensos e diabéticos em Japorã

-Saúde reúne grupos do Assentamento Savana e do distrito de Jacareí em palestras e assistências-
A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Japorã realizou, na última terça-feira (10-03), a reunião com os grupos Hiperdia do P.A. Savana (Sede) e também com os assistidos pela Unidade de Saúde do Jacareí. Os trabalhos foram executados sob o comando da enfermeira Renata Camila.
A ação desenvolvida pela Administração no distrito de Jacareí, foi direcionada aos hipertensos e diabéticos e, mais uma vez, contou com a participação do Dr. Nilton (médico referenciado na Unidade), que reforçou a importância da prevenção e do tratamento em tempo oportuno como forma de, no primeiro momento evitar e, posteriormente, diminuir os impactos destes problemas sérios de saúde, respectivamente.
Na mesma oportunidade, foi realizado uma roda de conversa com orientações às mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo do útero, em alusão ao Março Lilás.
A reunião para os hipertensos e diabéticos também proporcionou momentos de descontração com um lanche da manhã com frutas, entrega de medicamentos, aferição de peso e altura dos assistidos pela Saúde Municipal.
O HIPERDIA é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que se destina ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes, permitindo, assim, gerar informações e medicamentos para os pacientes cadastrados.
De acordo com a secretária de Saúde Ivoni Maciel Goes Rosa, essas ações são importantes para que os participantes se sintam motivados a manterem o acompanhamento. “Temos aqui pacientes cadastrados no programa do Hipertenso e Diabéticos, que são doenças que inspiram cuidados diários e ações como esta estimulam os pacientes a cada vez mais estarem atentos com a sua saúde”, finalizou a secretária.

Populares da Semana

Messi marca, Argentina toma virada e perde na estreia do Mundial

A primeira “zebra” da Copa do Mundo entrou em...

Passaporte da vacina é realidade em pelo menos 5 estados, mas MS não tem previsão de adotar exigência

Cinco estados brasileiros já adotaram o chamado ‘passaporte da...

Casa do Trabalhador em Mundo Novo realizou mais de 300 atendimentos em agosto

Mais de 50 pessoas foram empregadas neste mês e...

Com MS na rota, apreensão de canetas emagrecedoras cresce 20 vezes em 2 anos

Paralelamente ao avanço do contrabando, a Anvisa registrou aumento...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares