26 de setembro de 2026

Mês da Mulher: MS recebe ex-ministra e executiva da Magalu em painel sobre protagonismo feminino

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania de Mato Grosso do Sul, promove nesta segunda-feira (9) o painel “Elas, Protagonistas”, que reúne duas referências nacionais no debate sobre liderança feminina, empreendedorismo e políticas públicas para mulheres: a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza, e a ex-ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves.

O encontro acontece às 14 horas no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e integra a programação especial do Mês da Mulher, dentro da campanha “Todas Diferentes, Todas Importantes”, promovida pela Secretaria de Estado da Cidadania.

Mediado pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, o painel “Mulheres que Movem a Economia e Transformam Territórios: Autonomia, Empreendedorismo e Fortalecimento do PROTEGE” é o momento central da programação e será aberto ao público em geral, especialmente mulheres empreendedoras, gestoras públicas, lideranças e representantes da sociedade civil. A proposta é criar um espaço de escuta, troca de experiências e conexões que fortaleçam caminhos para ampliar a autonomia econômica e a participação feminina nos territórios.

Para Viviane Luiza, a presença das duas lideranças nacionais em Mato Grosso do Sul reforça o simbolismo do mês de março como um período de reconhecimento e mobilização em torno das conquistas e dos desafios das mulheres.

“Trazer a Luiza Helena Trajano e a Aparecida Gonçalves para Mato Grosso do Sul durante o Mês da Mulher é uma forma de celebrar trajetórias que inspiram e, ao mesmo tempo, fortalecer o debate sobre autonomia e oportunidades. São mulheres que abriram caminhos em suas áreas e mostram, na prática, que quando ampliamos o acesso a direitos, formação e empreendedorismo, ampliamos também a participação feminina na economia e na tomada de decisões”, destaca a secretária.

Viviane ressalta ainda que iniciativas como o painel contribuem para conectar experiências e estimular novas lideranças. “Mais do que uma conversa, o encontro é um convite para que cada mulher se reconheça como protagonista da própria história e também da transformação dos seus territórios”, completa.

Economia criativa e empreendedorismo feminino

Paralelamente ao painel, o público poderá conhecer iniciativas lideradas por mulheres sul-mato-grossenses no Mercado Criativo Elas Protagonistas, espaço de exposição e comercialização de produtos autorais da economia criativa local.

A ação é realizada em parceria com a Superintendência de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul (Setesc) e busca ampliar oportunidades para empreendedoras que atuam em áreas como artesanato, moda, gastronomia, design, literatura e produção cultural.

Para a superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, o fortalecimento desse setor também representa uma estratégia de inclusão produtiva e desenvolvimento territorial.

“A economia criativa é um modelo de negócio que transforma criatividade, cultura e conhecimento em valor real. Além de valorizar a cultura e fortalecer a identidade de um povo, também gera empregos e renda, promove a inovação e o empreendedorismo, fomenta o comércio local e impulsiona o turismo. É um mercado que se expande rapidamente e está presente em áreas como artesanato, moda, teatro, design, dança, games, música, tecnologia, literatura, audiovisual, arquitetura, turismo, festas populares e gastronomia”, detalha.

Segundo a superintendente, o empreendedorismo criativo também pode representar um caminho de independência para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Muitas vezes as mulheres se sentem presas em relacionamentos abusivos devido à falta de recursos financeiros e à dependência econômica e afetiva. É nesse contexto que o empreendedorismo criativo pode se tornar uma porta de saída do ciclo de violências. Empreender com criatividade não apenas gera renda, mas também devolve dignidade e confiança para que a mulher assuma o controle da própria vida”, completa.

O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, especialmente voltadas a mulheres empreendedoras, gestoras públicas, lideranças e representantes da sociedade civil interessadas em fortalecer redes, trocar experiências e ampliar a participação feminina nos territórios.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.responde.ms.gov.br/pesquisa/445.

Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Matheus Carvalho/SEC/Arquivo

Populares da Semana

Eldorado prepara implantação da Sala Lilás

A vice-prefeita de Eldorado, Fabiana Lorenci (DEM), recebeu no...

Tempo quente e seco persiste em MS; temperatura pode ficar acima de 34°C

Em Mato Grosso do Sul, a partir desta segunda-feira...

Mundo Novo recebe “Conexão CREA” para fortalecer a engenharia e agronomia local

O município de Mundo Novo se prepara para sediar, nesta quinta-feira, 16...

Criança de 6 anos confirma abuso sexual e “vodrastro” acaba preso

“Vôdrasto” de uma criança de seis anos, homem de...

Mais asfalto em Mundo Novo trás recuperação no São Jorge/Fleck e preparação para no asfalto no Berneck

Na manhã desta quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares