9 de maio de 2026

MS pode ter Política Estadual de Ronda Maria da Penha

Caso política passe a valer em MS, mulheres com medidas protetivas de urgência devem receber 4 visitas periódicas

Um projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) quer criar no Estado a Política Estadual de Ronda Maria da Penha, como política pública permanente de segurança e proteção à mulher em situação de violência doméstica e familiar.

De acordo com o texto, de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), a Política Estadual de Ronda Maria da Penha se baseia em assegurar proteção contínua e uniforme às mulheres, aplicando-se de forma supletiva exclusivamente nos municípios que não possuam, em sua estrutura administrativa, política própria de Ronda Maria da Penha.

Assim, as cidades do Estado que possuírem política própria devidamente instituída e em funcionamento manterão a integral aplicação de sua normativa local, que prevalecerá sobre o Protocolo Estadual.

Nos municípios que não possuírem política própria de Ronda Maria da Penha, a proteção às mulheres em situação de violência doméstica será assegurada pela aplicação do Protocolo Estadual.

De acordo com o texto, a política possui caráter preventivo, ostensivo e assistencial, compreendendo a realização de no mínimo 4 visitas periódicas e proativas às mulheres com medidas protetivas de urgência vigentes — independentemente de acionamento prévio —, a orientação quanto aos direitos da mulher, à rede de proteção existente e aos canais de emergência, bem como o registro das informações relevantes para fins de prevenção e atuação integrada.

Ainda, deverá ser disponibilizado canal direto de emergência, com atendimento imediato, destinado às mulheres acompanhadas da Política Estadual de Ronda Maria da Penha, para acionamento rápido em situações de risco.

As cidades que não tiverem a política própria de Ronda Maria da Penha terão o prazo de 180 dias para instituí-la, permanecendo assegurada, até então e após esse prazo, a aplicação do Protocolo Estadual.

De acordo com a justificativa, a deputada informa que a Política Estadual de Ronda Maria da Penha pretende assegurar proteção contínua, efetiva e territorialmente uniforme às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “A proteção das mulheres contra a violência doméstica não constitui faculdade administrativa ou escolha política, mas sim dever constitucional imposto a todos os entes federativos, decorrente dos princípios da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida, da integridade física e da segurança pública.”

O texto será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Palestra “Identificando Relacionamentos Abusivos” é realizada no município de Guaíra

Nesta terça (28), o Município de Guaíra, via SEMAS...

Contas públicas têm déficit de R$ 55,021 bilhões em 2025

As contas públicas fecharam 2025 com saldo negativo, em...

Lote Urbanizado beneficia 28 famílias em Iguatemi

Em Iguatemi o Programa Habitacional Lote Urbanizado, parceria entre...

Riedel será decisivo para definir nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

O governador Eduardo Riedel (PSDB) será decisivo na composição...

Motiva exige reajuste de 41,3% no pedágio da BR-163 em MS

A Motiva Pantanal solicitou à Agência Nacional de Transportes...

MS mantém 6º melhor desempenho econômico do País, aponta relatório

Mato Grosso do Sul se manteve pelo segundo ano...

Justiça destina à União carros, fazendas e aviões do traficante Cabeça Branca

A Justiça Federal determinou medidas para a destinação de...

Curso Mulheres em Campo é encerrado com sucesso em Japorã

A Praça Central de Japorã foi palco, nesta quarta-feira...

Artigos Relacionados

Categorias Populares