31 de outubro de 2026

Alcolumbre pauta PEC do Marco Temporal um dia antes de julgamento do STF sobre mesmo tema

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou para esta terça-feira, 9, a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) do Marco Temporal para as terras indígenas, um dia antes do julgamento sobre o mesmo no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF).

Esse é mais um sinal do acirramento da relação entre o Congresso Nacional e o STF, abalada após decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que dificultou a abertura de processos de impeachments contra integrantes da Corte.

O próprio Gilmar Mendes é relator do caso no Supremo. No ano passado, ele formou uma comissão que tenta chegar um texto consensual sobre a lei que adota o marco temporal.

 

Um movimento encabeçado pela Frente Parlamentar da Agropecuária atuou para aprovar, em 2023, um projeto de lei que limita demarcações de terras indígenas às ocupadas por eles até a promulgação da Constituição em outubro de 1988.

Esse projeto foi aprovado em julgamento ocorrido em setembro daquele ano, quando o STF declarou inconstitucional a tese. Desde então, os Três Poderes não conseguem chegar a um denominador comum. O projeto foi aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou e as duas Casas votaram para derrubar o veto presidencial.

A PEC do Marco Temporal incluiria a tese na Constituição. O texto é de autoria do senador Dr. Hiran (PP-RR) e estava travado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Nesta semana, em reação à decisão de Gilmar, Alcolumbre cobrou “reciprocidade efetiva” do STF para com a Casa Alta do Congresso, assim como “genuíno, inequívoco e permanente respeito do Judiciário ao Poder Legislativo, suas prerrogativas constitucionais e a legitimidade das nossas decisões”.

Populares da Semana

Em Eldorado, assassino de ator era vaidoso, “gente boa” e fã de limpeza de pele

Sob a identidade de Manoel Machado da Silva, Paulo...

Arrastão de limpeza contra o Mosquito da Dengue em Guaíra

O Município de Guaíra, via Diretoria de Vigilância em...

Secretaria de Meio Ambiente de Iguatemi realiza plantio de mudas de ipê roxo em vários locais da cidade

A Secretaria Municipal Meio Ambiente da Prefeitura de Iguatemi...

Tacuru: Filho de Funcionário Público Falece em Grave Acidente entre Tacuru e Sete Quedas

Um grave acidente registrado na noite de hoje, quarta-feira,...

Governador Riedel recebe prefeitos e reafirmou compromissos com Eldorado

  Prefeito Léo entregou projetos para infraestrutura e pedido de...

Lula manda 3 ministros a MS após denúncias de violência contra indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou...

Força Nacional inicia policiamento em aldeias de MS após ameaças a indígenas

A Força Nacional iniciou, na noite desta quinta-feira (29),...

Delegado e advogado viram réus por vazamento de informações em operação do Gaeco

O advogado Amilton Ferreira e o delegado Hoffman D’Ávila...

Pai e filho morrem em acidente na BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia

Colisão envolvendo um VW Voyage, uma carreta bitrem e...

ELDORADO: Prefeitura faz manutenção emergencial em ponte de acesso a Aldeia

As Secretarias de Obras e Infraestrutura e de Agricultura...

Comunicado aos eldoradenses

Com a aproximação do Dia de Finados, a Prefeitura...

Artigos Relacionados

Categorias Populares