8 de maio de 2026

Guaíra celebra o encerramento do Projeto Círculo de Respeito 2025 em noite emocionante na UNIPAR

No dia 19 de novembro de 2025, O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal de Educação realizou na UNIPAR o grande encerramento do Projeto Círculo de Respeito 2025. O projeto nasceu com a missão de prevenir e combater o bullying nas escolas da Rede Municipal e para promover uma cultura de paz, empatia e inclusão. A iniciativa foi coordenada pela Diretoria de Educação Especial e pelo CMAEE, que, ao longo do ano, executaram ações com os alunos do 4º ano e das classes especiais, com estímulos a reflexões profundas sobre o respeito e sobre o impacto das palavras e atitudes no ambiente escolar.
A abertura do evento evidenciou a importância do compromisso institucional da Secretaria de Educação em desenvolver políticas públicas voltadas à construção de ambientes seguros e acolhedores para todas as crianças. A noite também contou com a exibição de um vídeo institucional que apresentou um resumo sensível de tudo o que a Rede Municipal vivenciou em 2025.
Durante a cerimônia, a assistente social Lays Bastos, responsável pela condução do projeto ao lado da assistente social em formação Patrícia, compartilhou a emoção de concluir um ano de intenso trabalho e destacou o quanto a experiência se mostrou desafiadora, necessária e profundamente transformadora. Na sequência, a diretora da Escola Municipal Amália Flores, Eduarda Neves, relatou os impactos positivos do projeto em sua comunidade escolar e reforçou a relevância da iniciativa para o fortalecimento de vínculos, para a melhoria da convivência e para a construção de ambientes mais humanos.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a premiação das poesias produzidas pelos alunos que participaram do projeto. As produções emocionaram o público pela sensibilidade e pela maturidade na abordagem do tema.
Os vencedores foram:
1º lugar – Escola Municipal Irmã Maria Leonia
2º lugar – Escola Municipal Amália Flores
3º lugar – Escola Municipal Rita Ana de Cássia
As crianças receberam medalhas, troféus e presentes em reconhecimento ao talento e ao envolvimento demonstrados.
Além da premiação individual, duas escolas receberam homenagens pelo engajamento excepcional ao longo do ano:
Escola Almirante Tamandaré
Escola Sebastião Camarini
Essas instituições receberam o Troféu Destaque de Participação, como forma de reconhecimento pela dedicação exemplar na realização de ações de conscientização e no combate ao bullying.
A noite se encerrou com uma apresentação emocionante realizada pelos alunos, que interpretaram uma música autoral preparada especialmente para o evento.
Diante dos resultados expressivos e do impacto positivo nas escolas da Rede Municipal, a Secretaria de Educação confirma a continuidade do Projeto Círculo de Respeito em 2026, com ampliação de ações, fortalecimento de estratégias e participação ainda maior de estudantes e profissionais.
O Município de Guaíra parabeniza todas as equipes envolvidas profissionais das escolas, professores, famílias e, especialmente, os alunos por contribuírem para a construção coletiva de uma educação mais humana, inclusiva e amorosa.
DICSI Fotos: Gabriel Gurjão / Texto: Antonieli Souza / Revisão: Cintia Marques

Populares da Semana

Dois deputados de MS já se posicionam a favor do impeachment de Bolsonaro

Dois dos oito deputados federais de Mato Grosso do...

rede 5G deixa de ser exclusiva de Campo Grande e ganha oito cidades do interior de MS

O 5G, que prevê internet mais rápida e estável, começou...

Palmeiras termina 2025 com receita recorde de R$ 1,7 bilhão

O Palmeiras finalizou a temporada de 2025 com a...

Comitê Interfronteiras de Saúde prepara evento para vacinação conjunta contra o sarampo e febre amarela

O Comitê Interfronteiras de Saúde, formado por Mundo Novo,...

Inscrições para participar de seleção de curso de especialização da UFMS termina neste domingo

Termina neste domingo (12) o período de inscrições para...

Artigos Relacionados

Categorias Populares