Mobilização da Assistência Social e CREAS priorizou adolescentes estudantes do distrito de Jacareí e Aldeia Porto Lindo
(Roney Minella – Assessoria de Comunicação – PMJ)
JAPORÃ (MS) – No mês dedicado à valorização da vida, o município de Japorã transformou o silêncio em acolhimento. Por meio de uma força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), a campanha Setembro Amarelo chegou aos órgãos públicos, e, principalmente, aos adolescentes da comunidade estudantil, levando informação técnica e empatia para onde o sofrimento emocional muitas vezes se esconde.
Equipes multidisciplinares percorreram as escolas da rede municipal do distrito de Jacareí e da Aldeia Porto Lindo (Posto 1). A iniciativa uniu forças políticas e institucionais, contando com servidores do Paço Municipal, o apoio do Poder Legislativo e o engajamento dos vereadores, liderados pelo presidente da Câmara, Gabriel Klasmann.

Diálogo Aberto: O Fim do Tabu
Os psicólogos Vitor Galli e Sabrina Santos, junto à assistente social Solange Dutra, estiveram na linha de frente das palestras. O objetivo central foi desmistificar a saúde mental. Para os profissionais, defender o diálogo aberto e seguro é a única forma eficiente de quebrar os tabus que cercam o suicídio.
A coordenadora do CREAS de Japorã, Madalena Cardoso, explicou que a equipe estruturou as orientações em quatro pilares fundamentais para a comunidade:
- Sinais de alerta: Aprender a identificar mudanças bruscas de comportamento, isolamento social, falas de desesperança ou sofrimento emocional profundo em amigos e familiares.
- Escuta ativa e sem julgamentos: Entender a importância de oferecer um espaço seguro de acolhimento, eliminando frases invalidantes como “isso é frescura”.
- Manejo e diálogo direto: Quebrar o mito de que falar sobre suicídio induz ao ato. O diálogo cuidadoso e direto, na verdade, abre portas para o socorro.
- Busca por ajuda profissional: Saber exatamente quando e como encaminhar a pessoa a psicólogos, psiquiatras e serviços públicos de apoio.
Gestão Presente
Além do trabalho pedagógico nas escolas, a campanha distribuiu materiais informativos e colou adesivos de conscientização em repartições públicas e empresas da iniciativa privada, sinalizando a cidade com a cor da prevenção.
O prefeito de Japorã, Vitor da Cunha Rosa (Malaquias), destacou o compromisso da administração com as causas sociais e preventivas: “Nossa gestão está atenta, participando ativamente de todas as campanhas preventivas, sejam da Saúde, da Educação ou da Assistência Social. A campanha Setembro Amarelo é de extrema importância no sentido de alertar a população para a prevenção ao suicídio e pelo cuidado com a saúde mental.”
A ação reafirma o papel do município em criar redes de proteção integradas, garantindo que nenhum morador de Japorã, do distrito ou das comunidades indígenas enfrente a dor do sofrimento mental de forma isolada. Fonte: Panorama do MS


