29 de setembro de 2026

3º Festival da Costela reúne 12 equipes, vende 800 almoços e fortalece o Hospital AssisteGuaíra

O Município de Guaíra apoiou, no domingo, 27 de setembro, a realização do 3º Festival da Costela, no Centro Náutico Marinas. A edição reuniu 12 equipes, vendeu os 800 almoços disponibilizados e transformou gastronomia, confraternização e solidariedade em apoio direto ao Hospital AssisteGuaíra.
Desde as primeiras horas da manhã, o aroma da costela tomou conta do Centro Náutico. As equipes iniciaram os preparativos às 6h e utilizaram diferentes técnicas, temperos e estruturas. Churrasqueiras, tambores, latões e equipamentos giratórios deram forma a receitas distintas, preparadas com cuidado e identidade própria.
De acordo com o regulamento, cada equipe poderia reunir até quatro integrantes e deveria assar e doar ao evento, no mínimo, 40 quilos de costela bovina. Com 12 equipes participantes, o Festival recebeu pelo menos 480 quilos de carne para o almoço beneficente.
A preparação utilizou exclusivamente lenha ou carvão. Cada grupo ficou responsável pela aquisição da carne, pelos temperos, pelos utensílios e pelos equipamentos necessários. A organização disponibilizou churrasqueiras de tijolos às equipes que optaram pela estrutura oferecida no local.
Às 11h15, as receitas seguiram para a avaliação do corpo de jurados. Os critérios contemplaram sabor, com peso maior na nota final, ponto de cozimento, textura, aroma e apresentação. As notas variaram de cinco a dez pontos, com a possibilidade de frações de meio ponto.
Após a avaliação, a equipe Azul Transporte Aéreo conquistou o primeiro lugar do 3º Festival da Costela. A equipe da Câmara Municipal de Guaíra alcançou a segunda colocação, enquanto o Espaço Alma ficou em terceiro lugar.
A responsabilidade pela escolha das melhores receitas ficou com profissionais que reuniram experiência em gastronomia, churrasco, competições culinárias, gestão de restaurantes e realização de eventos.
Rodrigo Fleming Lima, conhecido como Tiziu, atua há mais de nove anos no ramo de churrascos e eventos corporativos, com atendimento a grandes empresas e cooperativas. É juiz credenciado pela Kansas City Barbeque Society (KCBS), compete na modalidade American Barbecue e soma mais de 14 anos de participação no Concurso do Peixe de Maripá, com diversos títulos. Em 2026, conquistou a sexta colocação no Festival da Costela de Santa Helena, entre 198 competidores.
Luiza Negrini trabalha há 14 anos na área gastronômica, com experiência em cozinha profissional e gestão de operações em restaurantes. Formada em Gastronomia e pós-graduada em Cozinha Brasileira, atuou em estabelecimentos de Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Em 2025, participou como jurada do Concurso do Peixe Recheado e Desossado de Maripá. Atualmente, exerce a função de líder operacional no segmento de restaurantes.
Também integraram o corpo de jurados Auro e Sônia Brambila, responsáveis pela A&S Buffet e Eventos. A empresa possui mais de 22 anos de atuação em Guaíra e na região, com serviços prestados em casamentos, aniversários, confraternizações e eventos empresariais. A trajetória reúne experiência na elaboração de cardápios, no preparo de alimentos e no atendimento ao público.
A experiência dos quatro jurados garantiu uma avaliação técnica e criteriosa, com atenção às características de cada receita e aos critérios estabelecidos pelo regulamento. A decisão do júri foi soberana.
O almoço reuniu famílias, moradores, visitantes, pescadores e ciclistas que participavam da programação especial dos dias 26 e 27 de setembro. O Festival integrou o fim de semana 4 em 1, ao lado do 32º Torneio Internacional de Pesca Esportiva, do 1º Festival Náutico Ocupe o Lago e do 1º Pedal Solidário.
Enquanto as equipes serviam as diferentes receitas de costela, o Centro Náutico Marinas também recebeu atividades náuticas, apresentações culturais e a movimentação da competição de pesca. A integração ampliou o público e transformou o espaço em um grande ponto de encontro às margens do Rio Paraná.
A edição de 2026 deu continuidade a uma trajetória iniciada em 2024. Naquele ano, o primeiro Festival reuniu 16 equipes, responsáveis pela doação mínima de 40 quilos de costela cada, e organizou oito estações de atendimento. Guto Gourmet conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Cartório Bar, na segunda colocação, e pela equipe 5ª Categoria, em terceiro.
Cada ingresso vendido representou uma contribuição para o Hospital AssisteGuaíra. Por trás de cada prato servido, existiu o trabalho voluntário de equipes que permaneceram no local desde a madrugada, o apoio de parceiros e a participação de uma comunidade que escolheu ajudar enquanto compartilhava um almoço especial.
A realização foi do Hospital AssisteGuaíra, com apoio da Itaipu Binacional, do Itaipu Parquetec e do Município de Guaíra
DICSI: Fotos: Lindomar Vantelino / Texto e Revisão: Cintia Marques

Populares da Semana

Operação contra facção gaúcha busca traficantes na fronteira de MS

Três mandados de busca e de prisão estão sendo...

Restam apenas 3 dias para o fim do REFIG

O Município de Guaíra, por meio da Diretoria de...

DOF apreende 1,2 tonelada de maconha em caminhonete

Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam...

Em dois anos de governo, Thalles revolucionou a Educação Municipal

O Prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli vem se destacando...

Artigos Relacionados

Categorias Populares