1 de outubro de 2026

Vereadora Márcia Filipus busca soluções para perícias de servidores readaptados e cobra atenção à insalubridade na Educação

Itaquiraí-MS — Na busca por soluções que possam melhorar as condições de trabalho e garantir mais dignidade aos servidores da educação, a vereadora Márcia Filipus, de Itaquiraí, esteve reunida nesta quinta-feira(13) com o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher, para apresentar demandas que atingem diretamente servidores da Rede Estadual de Ensino, especialmente aqueles que se encontram em processo de readaptação.

Entre as principais pautas apresentadas está a necessidade de descentralização das perícias médicas para os servidores que possuem readaptação provisória. Atualmente, em situações que exigem reavaliação periódica, muitos profissionais precisam se deslocar até Campo Grande, geralmente a cada seis meses, para realizar os procedimentos necessários à continuidade de sua readaptação.

Para a vereadora, a situação representa um desgaste significativo para trabalhadores que, muitas vezes, já enfrentam limitações decorrentes de suas próprias condições de saúde.

O deslocamento até a Capital também representa um impacto financeiro e físico. Muitos servidores precisam deixar seus municípios na noite anterior, utilizando ônibus, carona ou veículos próprios, arcando com os custos da viagem. Em determinadas situações, o deslocamento de ida e retorno pode consumir aproximadamente 48 horas, tornando o processo extremamente cansativo e oneroso.

A preocupação apresentada por Márcia Filipus é encontrar uma alternativa que permita aproximar o atendimento dos servidores de suas regiões, reduzindo deslocamentos desnecessários e garantindo que o processo de avaliação médica continue sendo realizado com segurança, responsabilidade e respeito ao trabalhador.

Durante a reunião, o secretário Hélio Daher demonstrou receptividade à reivindicação e informou que a Secretaria de Estado de Educação já vem discutindo possibilidades de descentralização das perícias médicas. O secretário também convidou a vereadora Márcia Filipus a somar esforços nessa construção, fortalecendo a busca por uma solução que possa beneficiar os servidores de diferentes municípios do Estado.

Outro assunto levado pela vereadora à Secretaria Estadual de Educação foi a situação dos servidores administrativos da educação e o reconhecimento das condições de insalubridade a que determinados profissionais estão submetidos.

A discussão envolve trabalhadores que exercem atividades fundamentais para o funcionamento das escolas, como profissionais responsáveis pela alimentação escolar, limpeza, manutenção e outras funções de apoio, que podem estar expostos a diferentes agentes e condições de trabalho que precisam ser tecnicamente avaliados.

Márcia Filipus destacou a importância de que esses trabalhadores sejam tratados com a mesma atenção e respeito destinados aos demais profissionais da educação, especialmente quando houver condições de trabalho que justifiquem a realização de avaliações e o eventual reconhecimento dos direitos previstos na legislação.

Mais uma vez, segundo a vereadora, o secretário Hélio Daher mostrou-se receptivo à discussão e sinalizou disposição para avançar no diálogo sobre a questão da insalubridade.

A reunião reforça a atuação de Márcia Filipus na defesa dos trabalhadores da educação e demonstra que demandas apresentadas de forma responsável e fundamentada podem abrir caminhos para a construção de soluções junto ao Governo do Estado.

“Nosso papel é ouvir os servidores, levar suas reivindicações às autoridades competentes e buscar soluções. Não podemos aceitar que um trabalhador que já enfrenta uma situação de saúde tenha ainda que enfrentar viagens cansativas e custos elevados simplesmente para realizar uma perícia. Da mesma forma, precisamos olhar com atenção para os servidores administrativos e para as condições em que eles desempenham suas funções”, destacou a vereadora.

A reunião também representa um passo importante para aproximar o município de Itaquiraí das discussões estaduais relacionadas à valorização dos profissionais da educação e à melhoria das condições de trabalho.

Para Márcia Filipus, o diálogo e a união de esforços são fundamentais para transformar reivindicações em políticas públicas e medidas concretas que tragam mais respeito, dignidade e qualidade de vida aos servidores.

Populares da Semana

Ciclista morre atropelado na Estrada do Cascalho em Mundo Novo

Morreu na noite desta quarta-feira (23), na Estrada do...

Casal carbonizado: neto disse que não sabe por que matou idosos

Neto foi preso em flagrante e deve passar por...

Programa de Trainee: jovens líderes moldam a gestão pública do futuro em Mato Grosso do Sul

Ao unir inovação, dados e liderança jovem, o Programa...

Prefeituras de MS podem resgatar R$ 33 milhões em recursos federais paralisados

Em reunião com os prefeitos que estão em Brasília...

PRF apreende 6,3 toneladas de maconha e quatro fuzis na BR-163 em Naviraí (MS)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta...

Rede Feminina comemora 25 anos em Mundo Novo

Em Mundo Novo a Rede Feminina de Combate ao...

Cuidar de quem cuida: Outubro Rosa também é atenção às servidoras municipais

#mundonovo Durante o Outubro Rosa, o Governo de Mundo Novo,...

Educação Infantil realiza 1ª Mostra Cultural em Eldorado

A Prefeitura Municipal de Eldorado, por meio da Secretaria...

Mantenha seu cadastro do SUS atualizado

Manter seus dados atualizados no SUS faz toda a...

Pix por aproximação deixa de ter teto de R$ 500 a partir desta quinta

Cliente definirá novo limite com o banco O Pix por...

Marcas de tiros nos dois corpos mudam rumo de caso no Lago de Itaipu

O desaparecimento de dois jovens no Lago de Itaipu...

Artigos Relacionados

Categorias Populares