15 de julho de 2026

Prefeito Malaquias conquista mais um trator para atender a agricultura familiar de Japorã

Emenda articulada pela senadora Tereza Cristina garante a entrega de 77 máquinas e implementos agrícolas aos municípios

(Roney Minella – Assessoria de Comunicação)

O prefeito de Japorã, Vitor da Cunha Rosa (Malaquias) recebeu, nesta segunda-feira (22-06), um trator agrícola para compor a frota da Sedama – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente. As entregas deste e outros 76 equipamentos foram feitos pelo Governo do Estado e pela senadora Tereza Cristina (PP) em agenda de trabalho, na sede do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), em Campo Grande.

“Fico muito feliz em estar ajudando os prefeitos. Estas entregas são muito importantes. Às vezes, o município paga aluguel de máquinas porque só tem um ou dois tratores. Estes são instrumentos de trabalho que atenderão muitas demandas dos municípios. Desta forma, estamos contribuindo para ir melhorando a frota para que possam prestar mais rapidamente os atendimentos dos agricultores familiares, com custo menor, enfim, principalmente, beneficiar as famílias da zona rural”, argumentou Tereza Cristina durante o ato de entrega dos equipamentos.

O prefeito de Japorã agradeceu os apoios da senadora Tereza Cristina e a parceria com o Governo do Estado por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). “Fizemos a reivindicação à senadora Tereza Cristina e também formalizamos o pedido junto ao Governo do Estado. Imediatamente o nosso município foi incluído na prioridade de atendimento e hoje temos a grata satisfação de receber esta máquina para nosso município, numa ação que contou com o apoio da Câmara de Vereadores. Só temos a agradecer”, afirmou Vitor Malaquias.

Prefeito Malaquias e lideranças ao receberem trator agrícola para Japorã. ©Divulgação

AÇÃO PARLAMENTAR

A entrega de 77 máquinas e implementos agrícolas destinados ao fortalecimento da agricultura familiar em 22 municípios do Estado exigiu um investimento total de R$ 3.306.589,50, proveniente do Convênio nº 937.970, firmado entre o MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e o Governo do Estado, com recursos viabilizados por indicação da senadora Tereza Cristina.

O objetivo da ação parlamentar de Tereza Cristina é o de ampliar a infraestrutura disponível para atendimento às famílias agricultoras e impulsionar a produção rural nos municípios beneficiados, setor responsável por grande parte da produção de alimentos consumidos pela população e fundamental para a geração de renda e desenvolvimento sustentável no meio rural.

Senadora Tereza Cristina destaca a importância da destinação de equipamentos para melhorar frotas municipais e, principalmente, agilizar atendimentos aos agricultores familiares. ©Divulgação

Neste contexto, a parlamentar tem direcionado emendas impositivas que resultam na aquisição e repasse de frotas para prefeituras e secretarias municipais de agricultura.

“Pacote de Investimentos”: em convênio com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), foram entregues lotes que incluíram tratores agrícolas 4×4, rolos compactadores, caminhões e caminhonetes para renovar a infraestrutura do campo.

“Impacto Local”: maquinários beneficiam diretamente os produtores rurais, servindo para o preparo do solo, transporte de insumos e escoamento da produção em assentamentos e comunidades agrícolas.

As “Emendas Parlamentares e Convênios”: articulados pela senadora Tereza Cristina garantem o imediato fortalecimento da agricultura familiar de todos os municípios contemplados. Fonte: Panorama do MS

Populares da Semana

“Inimigo de Bolsonaro, Jean Wyllys tem mais emendas atendidas do que líderes do PSL

Auto-exilado na Europa após receber ameaças e renunciar ao...

Vereador Kaudi Filho comemora conquistas para a Saúde mundonovense

Mesmo com a alta de positivados com Covid-19 em...

Vereador Gessé Ferreira busca apoio para expansão da rede elétrica em Mundo Novo

CAMPO GRANDE, MS – Em uma reunião estratégica na...

Janete abre 11 pontos de vantagem em Amambai

Pesquisa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o...

Inscrições abertas para a 4ª Meia Maratona de Guaíra

O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria Municipal...

Homem preso por conduzir moto com motor furtado

Mundo Novo (MS)- Policiais Militares lotados na Companhia Independente...

Senador Nelsinho Trad recebe Título de Cidadão Itaporanense

A Câmara Municipal de Itaporã realizou, na manhã desta...

Prazo para pagamento do IPTU com 20% de desconto é prorrogado

#mundonovo O Governo de Mundo Novo informa que o prazo...

Governo de Mundo Novo apresenta nova secretária de Agricultura

A prefeita de Mundo Novo, Rosária Lucca Andrade, anunciou...

Governo de Mundo Novo prestigia Feirão de Ofertas em comemoração aos 37 anos do Sicredi

#mundonovo Nesta terça-feira, o Governo de Mundo Novo prestigiou o...

Em noite de alegria e tradição, festa julina movimenta comunidade escolar no Assentamento Auxiliadora

O Centro Educacional Municipal Rural Nova Iguatemi-CEMUR, no Assentamento...

Artigos Relacionados

Categorias Populares