21 de maio de 2026

Primeira habilitação passa a exigir exame toxicológico em processos abertos a partir de 18 de maio

Exigência vale para processos de primeira habilitação das categorias A e B cadastrados no Detran-MS a partir de 18 de maio de 2026 e segue determinação da Senatran com base em alteração no Código de Trânsito Brasileiro

Os candidatos que iniciarem o processo de primeira habilitação nas categorias “A” e “B” em Mato Grosso do Sul deverão apresentar resultado negativo em exame toxicológico para obtenção da Permissão para Dirigir (PPD). A exigência passou a valer para todos os processos cadastrados a partir da última segunda-feira, 18 de maio de 2026.

A medida atende determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com base nas alterações promovidas pela Lei nº 15.153/2025 no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A orientação foi formalizada por meio de ofício-circular encaminhado aos Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o país.

Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para condutores das categorias C, D e E. Com a mudança na legislação federal, a obrigatoriedade passa a alcançar também os candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B, destinadas respectivamente à condução de motocicletas e veículos de passeio.

De acordo com a Senatran, embora a regulamentação específica pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda esteja em fase de análise técnica, a exigência legal já deve ser aplicada pelos Detrans estaduais nos novos processos de habilitação.

O exame deverá ser realizado em laboratório ou clínica credenciada, conforme critérios estabelecidos pela regulamentação vigente da Senatran. Confira no link: https://www.gov.br/transportes/pt-br/pt-br/assuntos/transito/conteudo-Senatran/exame-toxicologico

A comprovação do resultado negativo ocorrerá de forma sistêmica no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), na etapa de emissão da Permissão para Dirigir (PPD). Isso significa que o candidato poderá realizar o exame ao longo do processo de habilitação, desde que a situação esteja regular antes da emissão do documento.

Segundo a orientação da Senatran, a etapa de expedição da PPD será considerada o marco oficial para verificação da exigência. Caso não haja resultado negativo válido registrado no sistema, o documento não poderá ser emitido.

O Detran-MS orienta os candidatos que pretendem iniciar o processo de primeira habilitação a buscarem informações apenas pelos canais oficiais e a verificarem se o laboratório escolhido possui credenciamento regular para realização do exame toxicológico.

A medida, segundo a Senatran, tem como objetivo garantir maior segurança no trânsito e assegurar o cumprimento das novas disposições previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Foto: Rachid Waqued/Detran

Populares da Semana

Riedel: ‘Investir no escoamento da produção é vital nos próximos anos’

Com mais de R$ 2 bilhões em investimento, obras...

Senador Nelsinho Trad conquista mais de R$ 768 mil para Ponta Porã

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) acaba de conquistar mais...

Detran Digital: Proprietários de veículos e condutores agora devem atualizar endereços pela internet

A partir de agora, os clientes do Detran-MS (Departamento...

Governo de Mundo Novo acompanha avanços do Programa Jovens para o Futuro

#mundonovo Na última quarta-feira dia (20), o governo de Mundo...

Mundo Novo participa do Inspira Ecoturismo 2026 em Bonito-MS

#mundonovo O Governo de Mundo Novo participa do seminário Inspira...

Prefeitura de Naviraí entrega novos kits de higiene e cuidados pessoais na Rede Municipal

A primeira unidade beneficiada foi o CIEI Professor Francisco...

Blitz Educativa Reforça Conscientização no Trânsito em Mundo Novo

#mundonovo O Governo de Mundo Novo, através do Departamento Municipal...

Premiada, Agehab leva a fórum nacional inovação que marcou o setor habitacional em MS

A Agehab-MS (Agência de Habitação Popular do Estado de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares