9 de agosto de 2026

PL deve assumir protagonismo e três partidos podem desaparecer na Assembleia

A abertura da janela partidária nesta quinta-feira (5), período em que deputados estaduais podem trocar de partido sem risco de perda de mandato, deve mudar o protagonismo na Assembleia Legislativa. Com metade dos parlamentares prontos para trocar de partido, o PL (Partido Liberal) deve assumir o lugar antes ocupado pelo PSDB, e três partidos podem desaparecer da Casa de Leis até o dia 3 de abril.

 

Dos seis deputados tucanos, apenas dois podem permanecer no PSDB. Os deputados Paulo Corrêa (PSDB) e Mara Caseiro (PSDB) já estão com as malas prontas para o PL. A saída dos deputados Jamilson Name e Zé Teixeira é certa desde o ano passado, quando a crise tucana chegou a Mato Grosso do Sul. Os dois também migrariam para partido liderado pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (PL). Agora, Name deve se filiar ao PP (Partido Progressista). Já o deputado Zé Teixeira aponta que ainda não tem definição entre PP e PL, mas busca uma opção de direita sem radicalismo.

Os deputados Pedro Caravina (PSDB) e Lia Nogueira (PSDB) são os únicos que consideram permanecer no ninho tucano, porém, isso depende do lugar que o partido ocupará na aliança formada pelo governador Eduardo Riedel (PP), da força da bancada federal e de uma chapa competitiva para o Legislativo estadual.

O PL ainda deve receber a filiação do deputado estadual Márcio Fernandes (MDB), que anunciou que deixará o MDB. O deputado estadual Lucas de Lima (sem partido) deve voltar ao PL na janela. O parlamentar chegou a se filiar à legenda no ano passado; porém, com a disputa do PDT pela cadeira, se desfiliou. A única perda do PL deve ser do deputado João Henrique Catan, que, para disputar o governo do Estado, deve se filiar ao Novo.

Com apenas um representante, três partidos devem desaparecer da Assembleia. O Podemos perderá seu representante com a mudança do deputado Rinaldo Modesto para o União Brasil. O PSD e o PSB também ficarão de fora da Casa de Leis. A saída do deputado estadual Paulo Duarte do PSB é certa, já que o partido não terá chapa para o Legislativo estadual. Duarte deve se filiar ao PSDB, mas a mudança também depende da formação da chapa tucana. Pedro Pedrossian Neto também deve deixar o PSD. O parlamentar tem convite para o Republicanos e o PSDB.

Já o deputado estadual Lidio Lipes (sem partido) pode se filiar ao PP, de sua esposa e prefeita Adriane Lopes (PP), ao Avante ou ao Republicanos.

Não haverá mudanças na bancada do PT, que continua com os três deputados Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane. Os deputados Antonio Vaz e Roberto Hashioka permanecerão no Republicanos e União Brasil, respectivamente.

Também continuam na mesma legenda os deputados Carlos Alberto David dos Santos, o Coronel David, e Roberto Razuk Filho, o Neno Razuk, ambos no PL. Assim como o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro, e Londres Machado, que permanecem no PP. Já a bancada do MDB seguirá com os deputados Junior Mochi (MDB) e Renato Câmara (MDB).

Com as mudanças, a bancada do PL, hoje com três parlamentares, pode chegar a sete parlamentares. Já o Progressista pode dobrar de tamanho e ficar com a segunda maior bancada. Já o PSDB pode diminuir pela metade e ficar com apenas três parlamentares…. veja mais em https://www.campograndenews.com.br/politica/pl-deve-assumir-protagonismo-e-tres-partidos-podem-desaparecer-na-assembleia

Populares da Semana

Grupo de extermínio cobrou R$ 120 mil por execução de capitão da PM

Grupo de extermínio investigado por força-tarefa da Delegacia Especializada...

Policial penal que ‘deixou’ colega entrar no PED com tabletes de cocaína e munições é solto

Ganhou liberdade provisória o policial penal de 33 anos, preso...

Frio intenso retorna a MS com temperaturas até 5 °C abaixo da média

Campo Grande pode registrar 11°C nesta sexta, enquanto outras...

DR. LÍDIO ENTREGOU PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO E REVITALIZAÇÃO ENTRADA DA CIDADE NA AGESUL.

O Prefeito de Iguatemi, Dr. Lídio Ledesma foi até...

Fabiana e vereadores cumprem agendas em Brasília

A prefeita eleita de Eldorado, Fabiana Lorenci, juntamente com...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares