31 de maio de 2026

Anvisa apreende lotes falsos de Mounjaro e proíbe ‘chip da beleza’ com Nesterone

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira, 20, a apreensão de vários medicamentos por irregularidades. Entre eles estão remédios usados para tratamentos oncológicos, obesidade e os ‘chips da beleza’.

As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e constam nas Resoluções-RE nº 641 e nº 642.

Mounjaro

Um dos alvos foi o Mounjaro (tirzepatida), medicamento usado para diabetes tipo 2 e para perda de peso. A situação acontece após a fabricante, a farmacêutica Eli Lilly, informar à Anvisa que identificou um lote – de código D838838 – com características divergentes do medicamento original.

Os produtos apresentavam problemas na rotulagem. O nome e outras informações obrigatórias estavam impressos com baixa qualidade, levemente borrados. Além disso, a data de validade tinha um espaçamento entre o mês e o ano maior do que o padrão usado pela fabricante.

A Anvisa entende que os produtos são falsificações e, por conta disso, determinou a apreensão e proibição de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação e uso do lote.

Enhertu

O medicamento para tratamento do câncer de mama Enhertu também foi alvo de ações. A fabricante, a Daiichi Sankyo, apontou ter identificado unidades do lote 416466 com características divergentes dos medicamentos originais.

Os produtos do lote tinham frascos maiores que o padrão, tampas descascadas e uma tampa metálica amarela. Versões originais têm uma tampa plástica.

Assim como no caso do Mounjaro, a agência determinou a apreensão e proibiu a comercialização e distribuição do lote.

Botox

Outro alerta foi referente ao Botox. Em comunicado, a AbbVie informou que foram identificadas no mercado unidades do lote C7936C3 com divergências nas datas de fabricação e validade. Diante disso, a Anvisa determinou a apreensão desse lote e proibiu sua comercialização.

‘Chip da beleza’

A Resolução-RE nº 642 também proíbe, em todo o País, a comercialização, a manipulação, a propaganda e o uso de implantes contendo o hormônio Nesterone, conhecidos como “chips da beleza”.

“A presente medida aplica-se indistintamente a todas as marcas e a todas as farmácias magistrais que realizem a manipulação de implantes contendo o fármaco Nesterone, independentemente de sua denominação comercial ou do estabelecimento responsável”, diz a publicação, que prevê ainda o recolhimento dos estoques existentes.

Segundo a Anvisa, o Nesterone não passou por avaliação nem recebeu aprovação de eficácia e segurança.

A agência estipulou ainda a apreensão de anabolizantes e hormônios, como boldenona, oxandrolona, testosterona e anastrozol, vendidos por empresas sem identificação e sem registro sanitário.

Leia mais em: https://correiodoestado.com.br/cidades/anvisa-apreende-lotes-falsos-de-mounjaro-e-proibe-chip-da-beleza-com/462450/

Populares da Semana

Mara Caseiro reforça campanha de Ney e Sandra

Nesta quinta-feira a campanha de Ney Portela e Sandra...

Monitorada por app e eletrocutada no chuveiro: adolescente detalha tortura sofrida em Campo Grande

Monitoramento, choques, queimaduras, humilhação, agressões de todas as formas...

Naviraí encerra 2025 com frota renovada e reafirma o compromisso com o futuro da cidade

Com foco na eficiência e no respeito ao dinheiro...

Homem morto em troca de tiros com a PM tinha 43 anos

Foi identificado como Leônidas Barbosas, 43 anos, o homem...

Grave acidente deixa uma pessoa morta e duas feridas entre Amambai e Tacuru

Colisão entre Corolla conduzido por vereador de Sete Quedas...

Criança solta das mãos dos pais e é atropelada por carro no Jardim Noroeste

Um criança que não teve a idade divulgada, soltou...

Colisão entre veículo oficial e picape deixa três feridos na BR-163 em Campo Grande

Três pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal entre...

Homem é encontrado morto dentro de banheiro no Jardim Campo Nobre

Um homem de 43 anos foi encontrado morto dentro...

Motociclista fica ferida após colisão com caminhão no Indubrasil

Uma motociclista de 40 anos ficou gravemente ferida após...

Reinaldo lidera corrida ao Senado em todos os cenários

Pesquisa do Instituto Opinião, contratada por R$ 76 mil...

Passeio ciclístico encerra programação dos 50 anos de Mundo Novo

Na manhã deste sábado (30), o Governo de Mundo...

Briga entre funcionários termina com morte a facada na Ceasa-MS

Uma suposta briga entre dois funcionários de uma empresa...

Artigos Relacionados

Categorias Populares