7 de maio de 2026

Municípios do CONISUL são certificados no Pacpoa-MS e ampliam mercados

Quatorze municípios que compõem do Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul) receberam hoje (29) o certificado do Pacpoa-MS (Programa de Apoio à Comercialização de Produtos de Origem Animal de Mato Grosso do Sul).

O programa é uma iniciativa do governo estadual que permite a pequenos produtores com inspeção municipal (SIM) venderem queijos, carnes, mel e outros itens em todo o Estado. A adesão ao programa, que exige conformidade com normas sanitárias, amplia o mercado e aumenta a renda de agroindústrias locais.

O certificado foi entregue pelo secretário Jaime Verruck e pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, ao prefeito de Tacuru, Rogério de Souza Torquetti. O encontro ainda contou com a presença do coordenador de Pecuária, Marivaldo Miranda, e o gestor do programa, Rubens Rondon.

A partir de agora, todas as pequenas agroindústrias instaladas nos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Tacuru e Sete Quedas, abrangidos pelo Conisul, que possuírem o selo de inspeção municipal (SIM) ou consorcial e cadastro no sistema federal e-SISBI, poderão comercializar seus produtos de origem animal em qualquer cidade sul-mato-grossense.

Além do Conisul, já aderiram ao Pacpoa o Consórcio Sul-Fronteira, Cointa, Codevale e Central MS. Com a certificação do Conisul, o total de cidades beneficiadas sobe para 54 no Estado.

 

Importância

Durante a reunião o secretário Jaime Verruck, ressaltou que o programa representa grande benefícios ao produtor, já que que permite que produtos inspecionados por um serviço municipal vinculado ao consórcio possam ser vendidos livremente em todo o estado, sem necessidade de cadastros individuais por município.

Para o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, o Pacpoa representa uma inovação na forma de comercialização dos produtos de origem animal no Estado. “O programa é inovador no sentido de remover as barreiras entre os municípios, permitindo aos pequenos empreendedores ter competitividade e melhorar a renda”, enfatizou.

Já o prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, elogiou a iniciativa e lembrou que o Pacpoa é uma forma de incentivar os produtores a buscar a inscrição. “ A iniciativa demonstra ser um incentivo valioso, pois, inicialmente contávamos apenas com o serviço de inspeção municipal. Agora com a adesão ao Sisbi, por meio de associação, tivemos um estímulo significativo”, afirmou.

O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Rogério Beretta voltou a lembrar a importância dos produtores buscarem o cadastramento no Sisbi-Mapa.

O programa foi desenvolvido conjuntamente pela Semadesc, Iagro, Agraer e o Ministério da Agricultura e Pecuária, e tem coordenação técnica da Iagro, responsável por avaliar a conformidade dos serviços de inspeção. Uma vez aprovados, os municípios recebem da Semadesc o Certificado de Adesão ao Pacpoa-MS.

Para participar, o município ou consórcio precisa estar cadastrado no sistema e-Sisbi/Mapa e ter sua legislação de inspeção harmonizada com as normas do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda/Semadesc

Leia mais em: https://www.fatimanews.com.br/economia/mais-14-municipios-do-estado-sao-certificados-no-pacpoa-ms-que-amplia/235031/

Populares da Semana

Sonho antigo, primeiro ginásio esportivo de Itaquiraí será construído pelo Governo do Estado

Um longo período de espera chegará ao fim. Itaquiraí...

Palotinenses são presos com droga e contrabando após fuga em Mundo Novo

Dois moradores de Palotina foram presos em flagrante durante...

Trabalho conjunto entre Agepen e SES reforça importância do uso de materiais de proteção individual

Campo Grande (MS) – Com foco no fortalecimento de ações...

Secretário de Saúde recebe Geraldo Resende, Léo e Fabiana e discutem apoio para Fundação Hospitalar Eldorado

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, recebeu em...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares