8 de agosto de 2026

Nos últimos anos, máximo de tempo sem feminicídios em MS foi de 54 dias

TJ lança “calculadora” de crimes contra as mulheres para preservar memória das vítimas

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) lançou o Memorial “Dias sem Elas”, um espaço virtual que funciona como uma espécie de “calculadora” de feminicídios ao contabilizar, de forma contínua e pública, os casos registrados no Estado a partir de 2024. A iniciativa, desenvolvida por meio da Coordenadoria da Mulher, integra a campanha #TodosporElas e tem como objetivo preservar a memória das vítimas, informar a sociedade e reforçar o compromisso institucional no combate à violência de gênero.

O memorial cataloga o nome de todas as mulheres vítimas de feminicídio, com a indicação das datas em que os crimes ocorreram, abrangendo os anos de 2024, 2025 e 2026 (até o momento). Além de registrar cada caso, a plataforma evidencia o tempo decorrido desde essas mortes, destacando os períodos máximos sem registro de feminicídio no Estado, o que permite acompanhar a realidade de forma objetiva e permanente.

De acordo com os dados apresentados, em 2024 foram registradas 87 tentativas de feminicídio e 35 feminicídios em Mato Grosso do Sul. Nesse período, o maior intervalo sem a ocorrência desse tipo de crime foi de 54 dias. Já em 2025, o número de tentativas caiu para 81, enquanto os feminicídios aumentaram para 39, com um máximo de 34 dias sem registros.

Em 2026, até o momento, os números indicam duas tentativas de feminicídio e um feminicídio, todos ocorridos no mês de janeiro, com um intervalo atual de 6 dias sem novos casos.

O Memorial “Dias sem Elas” é apresentado pelo TJMS como um espaço de reflexão, respeito e compromisso coletivo. Criado para preservar a memória das mulheres cujas vidas foram interrompidas pelo feminicídio, uma das manifestações mais cruéis da violência de gênero, o ambiente virtual funciona também como um alerta permanente sobre a gravidade do problema e suas consequências para famílias e para a sociedade.

Ao dar visibilidade a cada caso registrado, o memorial busca evitar que essas histórias sejam esquecidas. Segundo o Tribunal, o feminicídio é uma grave violação de direitos humanos e um desafio que exige atuação integrada do Poder Judiciário, de instituições públicas e de toda a sociedade. Os dados reforçam a urgência de ações preventivas, educativas e de proteção efetiva às mulheres, além do fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.

Mais do que um espaço de lembrança, o memorial também tem caráter educativo e de sensibilização social. A proposta é promover a reflexão sobre as causas estruturais da violência contra a mulher e reforçar a necessidade de mudanças socioculturais profundas, baseadas no respeito, na igualdade e na não violência. Cada número apresentado representa uma vida interrompida, uma história e uma família marcada pela dor e pela ausência.

O lema do projeto é“Contra o Esquecimento, Pela Memória da Vida Delas”, para traduzir o compromisso do TJMS e das instituições parceiras em manter viva a memória das vítimas e transformar essa lembrança em ação concreta para a prevenção de novos feminicídios. A visitação ao Memorial “Dias sem Elas”, disponível no site da campanha #TodosporElas, é aberta ao público e convida a sociedade a participar desse espaço de reflexão e engajamento. Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Guaíra recebeu ambulância destinada ao Consamu

Guaíra recebeu uma ambulância destinada ao Consamu, doada pelo...

Prefeitura de Iguatemi doa bicicleta para premiação da 13ª Corrida Feminina Solidária

Fonte-Kidão Ascom/IGT. A realização da 13ª Corrida Solidária Feminina, em comemoração...

Uma escola a cada seis dias em MS: Rede Estadual de Ensino entregou 163 reformas desde 2023

Em menos de três anos, foram entregues reformas parciais...

Aprovada verba de R$ 30 milhões para o Anel Viário de Amambai

Na 65ª Cúpula do Mercosul, realizada nesta sexta-feira (6)...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares