O governador Eduardo Riedel (PP) vai a Curitiba nesta terça-feira (16) para participar da reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).
Riedel preside o Conselho desde 2024. Hoje, ele passará a presidência para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
Assim, o evento ocorre a partir das 13h, no Palácio Iguaçu, com a presença dos governadores Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Riedel para a nova reunião do Conselho.
Além disso, a pauta envolve discussões sobre o Fundo Constitucional para a Região Sul e Sudeste, integração das forças de segurança e impactos das mudanças climáticas.
O evento também contará com a transmissão da presidência, que ficará com Ratinho Júnior no próximo ano.
Segundo divulgado pela assessoria de comunicação do governo do Paraná, o encontro dos governadores será reservado, mas uma coletiva de imprensa está programada para depois do evento.
Codesul
Fundado em 1961, o Codesul reuniu, inicialmente, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1992, Mato Grosso do Sul passou a fazer parte do Conselho, que tem como principal objetivo buscar o desenvolvimento regional, reduzindo desequilíbrios e atuação em questões comuns aos estados-membros. Fonte: Midiamax

