13 de abril de 2026

Guaíra é destaque na Jornada BIM Paraná

Em Curitiba Município apresenta experiência na implantação do BIM e recebe certificado estadual de capacitação
O Município de Guaíra, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento, destacou-se na 3ª edição da Jornada BIM Paraná – Presente e Futuro das Obras Públicas, realizada nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Eventos do IEP, em Curitiba. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL) com apoio da Escola de Gestão do Paraná e do Comitê Gestor BIM PR, reuniu gestores e técnicos de todo o Estado para debater o avanço da transformação digital nas obras públicas por meio do Building Information Modeling (BIM).
O Engenheiro Civil e Secretário Municipal de Planejamento, Vinícius Volpatto, representou Guaíra como palestrante no painel “BIM nas Prefeituras do Paraná”, no qual apresentou o trabalho pioneiro do município na adoção do BIM para diagnóstico e planejamento de obras públicas. A participação recebeu reconhecimento por demonstrar avanços concretos na modernização da gestão municipal, que consolida-se Guaíra como referência regional em inovação e planejamento urbano.
“Participar da Jornada BIM Paraná foi uma oportunidade de mostrar o quanto Guaíra está comprometida com a inovação e com a eficiência na gestão de obras públicas. O BIM é uma ferramenta estratégica para garantir mais transparência, controle e qualidade nos projetos municipais”, destacou o Secretário de Planejamento, Eng. Vinícius Volpatto.
Durante o evento, a equipe municipal recebeu o certificado de conclusão do 1º Ciclo de Capacitação do Canal BIM PR, composto por atividades práticas e oficinas voltadas à elaboração do Plano de Implantação BIM (PIBIM) e do Plano de Execução BIM (PEBIM), documentos fundamentais para orientar a adoção gradual da metodologia na administração pública.
Os representantes de Guaíra também acompanharam painéis sobre o marco legal da inovação nas contratações públicas, ações de fomento ao BIM, diretrizes do Governo do Estado e experiências de outros municípios paranaenses.
A comitiva contou com profissionais da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Agropecuária, Infraestrutura e Meio Ambiente, e reforça o compromisso da gestão municipal com a inovação, a qualificação técnica e a melhoria contínua dos processos internos.
A Jornada BIM Paraná também registrou a presença de representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Caixa Econômica Federal, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e do Comitê Gestor BIM PR, e consolida o evento como principal espaço de integração e capacitação dos Municípios que avançam na transformação digital da construção pública.

Populares da Semana

Vice-prefeito Evaldo Carlos visita obra do super poço e acompanha avanço do projeto

#mundonovo O vice-prefeito Evaldo Carlos visitou, nesta quarta-feira, a obra...

Em Paranaíba, Riedel reforça importância da unidade política em prol do desenvolvimento do Estado

O secretário de Infraestrutura do Governo do Estado, Eduardo...

Prefeitura e Sebrae-MS lançarão a Sala do Empreendedor Rural de Naviraí

O Prefeitura de Naviraí e o Sebrae-MS, irão na...

Pesquisa mostra que Moro é o 2º na intenção de votos para 2022

Pesquisa divulgada pela revista Veja mostrada pelo ex-ministro da...

Paulo Corrêa entre os três mais citados na corrida para Assembleia Legislativa

Pesquisa registrada sob os números MS-09026/2026 e BR-04089/2026, o...

Com R$ 2,5 bilhões destinados a MS, senador Nelsinho Trad ensina vereadores a captar recursos

Campeão na liberação de recursos federais para Mato Grosso...

Cobertura de esgoto em MS salta de 46% para 75% e capital antecipa meta nacional

Estado amplia rede, dobra volume tratado e soma mais...

Pesagem do programa Bolsa Família ocorrerá nesta segunda-feira, 13 de abril

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2026 começa nesta segunda

Solicitação deve ser feita até 24 de abril; candidatos...

Mãe faz apelo para encontrar filha desaparecida há 1 semana em Campo Grande

Mãe suspeita que a filha tenha sido aliciada O desaparecimento...

Droga avaliada em mais de R$ 13 milhões é encontrada em caminhão tombado na MS-040

Motorista foi preso em flagrante por tráfico de drogas Cerca...

Artigos Relacionados

Categorias Populares