26 de setembro de 2026

Indígena morreu após ser baleado por homem da própria comunidade, diz Sejusp

Disparo aconteceu durante a confusão e o autor já está preso

Uma nova nota divulgada pela Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), no começo da tarde desta segunda-feira (17), informou que Vicente Fernandes, 36 anos, foi morto por outro indígena, identificado como Valdecir Alonso Brites. O caso ocorreu na retomada Pyelito Kuê, situada na Fazenda Cachoeira, em Iguatemi, onde vivem mais de 40 Guarani-Kaiowás.

A pasta não detalha a relação entre vítima e autor, mas aponta que o disparo pode ter ocorrido no momento em que o acampamento era atacado por supostos pistoleiros armados. Após a detenção, Valdecir foi encaminhado à Polícia Federal, responsável pela investigação e pelos demais procedimentos do caso.

LEIA TAMBÉM
Apesar de duas mortes, agro evita discussão sobre conflito em Iguatemi
PF apreende espingardas e mais dois são presos por ataque que matou indígena
Valdecir nasceu no Paraguai, mas é casado com uma indígena que vivia na área e, pela comunhão, passou a ser reconhecido como integrante do mesmo povo.

O funcionário da fazenda também morto no ataque foi identificado como Lucas Fernando da Silva, 23 anos. Ele morreu por ruptura hepática e choque hemorrágico, lesão grave no fígado que costuma ocorrer em situações de trauma, como atropelamento ou queda.

A nota informa ainda que Eliéber Riquelme Ramires sofreu ferimentos e, após atendimento inicial em Iguatemi, foi transferido para Dourados devido à gravidade. Ele permanece internado. Um adolescente indígena de 14 anos, atingido por tiro no braço, chegou a ser atendido no hospital de Iguatemi, mas fugiu da unidade antes da conclusão dos cuidados médicos.

O caso – Os tiros e ataques ao acampamento começaram ainda na madrugada de domingo (16). Dos 12 barracos erguidos, 10 foram incendiados logo após a invasão. Vídeo divulgado por uma entidade mostra uma mulher correndo para se proteger enquanto os disparos ecoam. Em voz trêmula, ela relata que o grupo pede socorro desde as quatro da manhã.

Para o MPI (Ministério dos Povos Indígenas), a ação teria sido conduzida por pistoleiros. O governo federal acionou órgãos de segurança, enviou equipes do DEMED (Departamento de Mediação e Defesa) e afirmou acompanhar o caso de perto.

A região enfrenta uma disputa fundiária antiga. Em junho, a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) atualizou o grupo responsável por estudar a identificação e a delimitação dos territórios Iguatemipeguá II e III, que abrangem quatro municípios do sul do Estado. Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Preso na Colômbia, pistoleiro acusa PCC como mentor da execução de promotor paraguaio

Durante depoimento em audiência nesta segunda-feira (6), um dos...

Governando estado “promessa”, Riedel será entrevistado do Roda Viva

A entrevista ao vivo na TV Cultura também deve...

Dia das Mães deve ter movimentação financeira de 105% a mais que 2020

Com movimento de R$191,93 milhões no comércio de Mato...

Rapaz suspeito de assassinar a própria mãe dirige 35 quilômetros e entrega corpo aos avós

Um rapaz de 25 anos é investigado pelas Polícias...

Perseguição policial termina em apreensão de quase uma tonelada de maconha na MS-164

Uma perseguição policial na madrugada deste sábado (28) resultou...

Corregedoria afasta delegado e sete policiais envolvidos em desvio de drogas

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do...

Gaeco prende delegado e policiais por envolvimento com o tráfico

Investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao...

Fim das bets pode devolver até R$ 4,4 bilhões à economia de MS

A proibição das apostas on-line determinada pelo governo federal...

Brasileiro Feminino: Corinthians x São Paulo sustenta força paulista

A final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato...

Líder do PCC é preso na Bolívia e transferido para São Paulo

Apontado como um dos líderes da facção criminosa Primeiro...

Artigos Relacionados

Categorias Populares