7 de maio de 2026

AGORA É LEI! Condutores podem quitar IPVA e Licenciamento em atraso durante abordagem

A partir desta segunda-feira (2), motoristas abordados em operações policiais em Mato Grosso do Sul poderão quitar, no ato da fiscalização, os débitos referentes ao licenciamento e ao IPVA de seus veículos. A medida está prevista na Lei Estadual 6.416/2025, de autoria do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), sancionada pelo governador Eduardo Riedel.

A nova norma tem como objetivo evitar que veículos sejam apreendidos e removidos ao pátio do Detran-MS unicamente por atraso nos pagamentos dessas taxas.

De acordo com a lei, o proprietário ou condutor poderá regularizar os débitos pendentes por meio de sistemas bancários eletrônicos, desde que essa seja a única irregularidade constatada durante a abordagem.

A legislação determina ainda que cabe ao condutor ou proprietário a responsabilidade pela emissão das guias e pela comprovação do pagamento efetivado no momento da fiscalização. O veículo só será liberado após a confirmação dos pagamentos e o cumprimento de todas as exigências legais.

“O contribuinte merece a oportunidade de regularizar a situação de forma imediata, sem que o veículo seja apreendido e acumule mais dívidas. Essa é uma iniciativa que protege o cidadão, facilita a regularização de pendências e evita o acúmulo de dívidas desnecessárias. É bom para o poder público, que arrecada, e é bom para o condutor, que evita mais prejuízos e transtornos”, destaca Paulo Corrêa, 1º secretário da Assembleia Legislativa.

A proposta também prevê a disponibilização de dispositivos ou equipamentos que possibilitem a realização dos pagamentos no ato da abordagem, desde que haja viabilidade técnica no local e no momento da fiscalização.

Importante destacar que a quitação dos débitos evita a remoção do veículo, mas não isenta o condutor de outras penalidades previstas na legislação de trânsito, como multas e pontuação na carteira de habilitação.

Populares da Semana

Tesouro Nacional classifica MS entre as melhores gestões do País

Ajustes, equilíbrio financeiro e solidez fiscal permitiram ao Estado...

Eleição: Kassab cita Riedel como “nova liderança nacional”

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel...

Em Mato Grosso do Sul, selo nacional tem baixa adesão

Turismo Responsável, Limpo e Seguro. É o lema do...

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

Artigos Relacionados

Categorias Populares