7 de maio de 2026

Itaquiraí discute ações de prevenção a queimadas e recuperação ambiental durante reunião na SEMADESC em Campo Grande

A Prefeitura de Itaquiraí, representada pelos secretários, Fábio Lorenci (Meio Ambiente) e Jeffinho (Agricultura), estiveram ontem, quarta-feira (21), em audiência na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), em Campo Grande, para tratar de medidas de combate às queimadas e preservação ambiental, especialmente nos assentamentos do município.
A iniciativa atendeu também as solicitações de produtores rurais, preocupados com os focos de incêndio registrados em 2024. Durante o encontro, foram discutidas propostas para mitigar os impactos das queimadas, como a viabilidade para criação de brigadas de incêndio comunitárias e a elaboração de um projeto de conscientização voltado à preservação da fauna, flora e restauração de áreas degradadas.
Outro ponto relevante abordado foi o estudo de parcerias com a UEMS, UFMS e Itaipu, INCRA e Secretaria de Meio Ambiente do Estado, para a criação da Reserva Legal Peroba Rosa, que visa à proteção de áreas nativas e ao equilíbrio ecológico na região rural de Itaquiraí.
A reunião contou com a presença de diversas autoridades e representantes de órgãos ambientais e da agricultura, entre eles: Maria Bueno, vereadora, Humberto Mello, secretário executivo da AGRAER, Márcia Brambila, técnica da Agricultura Familiar da AGRAER, Ana Cristina Trevelin, secretária executiva da Secretaria de Meio Ambiente de MS e Djalvan Schneider e Paulo Doe, representantes dos produtores.
A Prefeitura de Itaquiraí, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, segue comprometida com ações sustentáveis e com o diálogo permanente junto às instituições e aos pequenos produtores, buscando soluções eficazes para os desafios ambientais enfrentados no município.

Populares da Semana

Metade da população sul-mato-grossense está vacinada com 1ª dose

Mato Grosso do Sul alcançou 50,02% da população vacinada...

PT marca data de convenção e anuncia Zeca do PT como vice de Camila Jara à prefeitura da Capital

Ex-governador aceitou convite da deputada federal para integrar chapa...

Segue para sanção do governador: aprovado reserva de 10% vagas na UEMS para alunos de MS

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram o projeto de...

Lideranças do Cone Sul iniciam luta para acabar com “corredores da morte” na rodovia

Lideranças políticas e comunitárias de vários municípios se reuniram...

Fazendeiro bilionário suspeito de arquitetar morte do próprio pai é preso em MS

Crime teria ocorrido por causa da herança bilionária da...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares